quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quanto Vale um Jogo Original?



Que os jogos originais no Brasil não são baratos todos sabem. Essa realidade é aplicável a todas as principais plataformas disponíveis atualmente: PC, Wii, Playstation 2, Playstation 3 e Xbox 360. Claro que há promoções e ofertas, principalmente para PC, mas como diz o ditado, uma andorinha não faz verão. 

O fator acusado de ser o maior vilão dessa história é a velha conhecida carga tributária brasileira. Sem dúvida, a cascata de impostos que todo produto é submetido aqui nas terras tupiniquins, distorce muito o preço ao consumidor final. 

Um dos principais argumentos daqueles que defendem a pirataria para jogos está exatamente no preço dos jogos e acessórios. Com freqüência vemos proprietário de consoles e computadores alegando que o preço praticado pelas lojas é inibitório e a pirataria torna-se a única saída financeiramente aceitável. Contudo, esses mesmos jogadores afirmam que se os preços fossem “justos” eles seriam capazes de abandonar os seus “backups” e aderir ao mercado formal. Mas quanto seria esse preço justo? 

No Brasil, a carga tributária sobre os jogos é aplicada em forma de cascata, ou seja, a alíquota de um imposto incide sobre o anterior. Em outras palavras, cada contribuição será cobrada sobre o valor anterior a ela, não ao valor original do produto. Sendo assim, os impostos que caem sobre um jogo importado são (nesta ordem): 

1 – Imposto de Importação (II): 16% 
2 – Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): 15% 
3 – Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/COFINS): 9,25% 
4 - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): 18% (base SP). 

Somando-se a esses impostos há o lucro e o custo do revendedor, que são adicionados entre os itens 3 e 4, ou seja, antes do ICMS. Para efeito de cálculo, consideraremos uma margem de lucro bruto de 30%, que vise cobrir os custos de venda e a lucro líquido real. 

Para darmos a dimensão de qual o preço seria o ideal, montemos uma tabela com os supostos “custos de compra” do jogo importado. De forma mais clara, a primeira coluna mostra quanto o jogos custou no fornecedor internacional e quanto e por quanto ele chega às mãos do consumidor. Lembrando que esse “custo do fornecedor” deve incluir todos os custos de produção, fabricação e distribuição do game. 

Dado: Cotação do dólar em R$1,70 


Custo (US$)Custo (R$)Valor FinalValor (s/imp.)
$0,50R$ 0,85R$ 1,90R$ 1,11
$1,00R$ 1,70R$ 3,80R$ 2,21
$2,00R$ 3,40R$ 7,60R$ 4,42
$5,00R$ 8,50R$ 19,00R$ 11,05
$10,00R$ 17,00R$ 38,01R$ 22,10
$15,00R$ 25,50R$ 57,01R$ 33,15
$20,00R$ 34,00R$ 76,01R$ 44,20
$25,00R$ 42,50R$ 95,01R$ 55,25
$30,00R$ 51,00R$ 114,02R$ 66,30
$40,00R$ 68,00R$ 152,02R$ 88,40
$50,00R$ 85,00R$ 190,03R$ 110,50
$75,00R$ 127,50R$ 285,04R$ 165,75
$100,00R$ 170,00R$ 380,06R$ 221,00
$150,00R$ 255,00R$ 570,09R$ 331,50
$200,00R$ 340,00R$ 760,12R$ 442,00


Analisando esses dados conclui-se que a cada R$1,00 pago lá fora, o consumidor tem que pagar R$2,24 na prateleira, o que significa um acréscimo de 124% para pagar lucros e impostos aqui no Brasil. 

Agora fica a pergunta: COM BASE NESSES VALORES, QUAL SERIA O PREÇO JUSTO A SER COBRADO? SE NÃO HOUVESSE IMPOSTOS, VOCÊ ABANDONARIA A PIRATARIA?


Por Gamevício

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