sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Kinect não reconhece a face de pessoas negras





O Kinect, lançado mundialmente nesta quinta-feira (4), o seu primeiro problema. O site especializado em games GameSpot afirmou que, em testes realizados com o sistema  que utiliza movimentos dos jogadores para comandar ações no videogame Xbox, da Microsoft, o aparelho teve problemas para reconhecer a face de usuários negros. O criador do sistema, o brasileiro Alex Kipman, disse que o resultado dos testes não condiz com a realidade, já que o sistema, segundo ele, funcionaria de forma independente da cor da pele dos jogadores. 

Dois funcionários - os dois de pele negra - da publicação testaramo aparelho e afirmam que o sistema teve dificuldade de reconhecer suas faces. Este recurso permite que o Xbox 360 acesse a conta de usuário do jogador automaticamente, além de permitir, em conversas por meio de vídeo, seguir o rosto do jogador. Por conta da falha foi necessário se conectar à conta de usuário do console manualmente, usando um joystick. 

O GameSpot disse que apenas a face dos funcionários negros não foi reconhecida, problema que não afetou os games, que puderam ser jogados normalmente. Para este caso, o sistema mapeia o corpo, identificando onde estão os braços, pernas, cabeça e tronco, o que, de acordo com o site, funcionou sem problemas com todos os seus funcionários. Entretanto, a publicação diz que houve problemas quanto um negro tentou entrar em uma partida, já que o recurso depende do sistema de reconhecimento de face. 




Durante evento de lançamento mundial do Kinect realizado nesta quinta-feira (4) em São Paulo, o criador do acessório, o brasileiro Alex Kipman, desmentiu as afirmações de que o aparelho não reconheceria pessoas com a pele negra. 

"O Kinect não identifica o usuário pela cor da pele. Ele reconhece a distância do jogador da câmera, o que é identificado por meio de tons de cinza. Quanto mais próximo, o jogador fica em tom de cinza claro, quanto mais longe, o tom é cinza escuro", afirmou. "Além disso, o Kinect tem uma câmera com sensor de calor, para conseguir identidicar o jogador". 

Não é a primeira vez que aparelhos recebem críticas por possíveis falhas no reconhecimento de faces de negros. No final de 2009, um vídeo feito por dois funcionários de uma loja de PCs mostrou que computadores da HP com câmeras embutidas não reconheciam a face de pessoas negras, recurso que permitia seguir o rosto do usuário enquanto ele fala por meio de vídeo, por exemplo. 

  Na época, a HP culpou a tecnologia da câmera, afirmando que "os algoritmos padrões que medem a intensidade do contraste entre os olhos, a bochecha e o nariz" provocaram os problemas. A empresa disse que era preciso ter uma boa fonte de luz para evitar estes problemas. 

Editado pela equipe Gamevicio: 
Não admitimos quaisquer referencias a racismo nos comentários abaixo, quem contrariar esta regra corre o risco de ser banido. 
Obrigado pela atenção!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO