quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais informações sobre OnLive - o mais novo serviço de jogos on line dessa geração

Explicando agora didaticamente, o OnLive é um negócio que, se funcionar, tem tudo para revolucionar a indústria dos games.

http://assets.vg247.com/current//2010/10/onliveconsoleboxtyvthing.jpg

Atualmente os games funcionam assim: você aperta um botão no controle/teclado/mouse, o sinal corre até a sua máquina rodando o jogo, ela processa o sinal, converte numa ação e o resultado desta ação é repassado de forma visual para seu monitor/TV. Um detalhe muito importante nesta história é que é sua responsabilidade ter uma máquina que consiga processar isso tudo e uma placa de vídeo que consiga mostrar o resultado para o seu monitor com uma velocidade decente.

Com o OnLive, a coisa muda drasticamente. Os jogos rodam no servidor remoto deles – supostamente uma coisa com conexão e performance monstruosas de rápidas –, e o sinal que você gera apertando um botão no seu controle/teclado/mouse percorre a internet para chegar até essa máquina e ser processado lá. O resultado deste sinal é então convertido em vídeo e exibido pela sua máquina, via streaming. O sistema ficou sete anos em desenvolvimento, segundo o CEO Steve Perlman, para assegurar que funcionasse bem.

De certo modo, é quase como o Steam, mas com os jogos rodando instantaneamente, sem precisar fazer download de nada ou se preocupar se o seu PC roda aquele jogo.

O primeiro – e maior – grande problema dessa solução é que obviamente a nossa banda larga vai ter que se alargar ainda mais. Segundo foi informado, o OnLive exigirá uma conexão de 1.5Mbits/s para rodar sem lag em resolução padrão (480p) e 5Mbits/s para rodar em 720p. 1080p ainda é sonho. Só que isso vale para os nossos amigos americanos, que ganham mais ou menos aquilo por que pagam em termos de banda de internet.

Passando isso para a realidade da banda larga brasileira, eu diria que o mínimo seria uma conexão de 4 mega. E mesmo assim com um pouco de esperança, visto que os servidores ficarão nos EUA, e a distância física, como todos aqui sabem, contribui para a latência (lag).

Isso contando também, é claro, que o serviço não vai ser bloqueado para fora dos Estados Unidos, como vários sites de streaming são hoje em dia ( Hulu, Spotify, Pandora…). Mas assim como a coisa tem os seus problemas, também tem as suas vantagens. A maior delas é ser um sistema centralizado de games que roda em qualquer PC.

Você, que mal roda World of Goo, poderia jogar Crysis numa boa. Afinal, o processamento não está sendo feito no seu PC, na sua placa de vídeo. Tendo banda larga o suficiente, vai rodar. E com tudo no máximo.

O elemento comunidade também estará super presente, como você pode ver nos vídeos. Cada usuário vai ter avatar, página pessoal, aquela coisa toda. Além disso, os caras estão fazendo bastante barulho acerca da opção de assistir aos jogos dos outros. Como tudo rola por vídeo em streaming mesmo, você pode entrar no serviço, olhar para a sua lista de amigos e, caso eu esteja lá e esteja jogando, você pode assistir na hora o quanto eu jogo mal.

E pode abrir um canal de chat comigo pra ficar tirando barato da minha noobice. Aí eu, que tenho espírito esportivo mas não gosto de ser zoado, posso sair do jogo e ir, junto com você, assistir ao jogo de outra pessoa, e a gente pode tirar barato dela pelo chat. Segundo foi divulgado, nada impede de acontecer de um milhão de pessoas se juntarem para assistir um determinado jogo.

Outro recursinho interessante relacionado a isso é o Brag Bag – se bem me lembro do nome. Se você está jogando e acontece algo bizarro, algo emocionante ou algo extremamente FAIL. Enfim, algo que você pensa “putz, pena que ninguém mais viu isso além de mim!” Com o apertar de um botão você salva os últimos quinze segundos do jogo e o vídeo fica disponível numa área do seu perfil.

Também vai ser possível jogar na TV, usando um aparelhinho do tamanho da sua mão. Ele se chama Micro Console e tem apenas duas portas USB na frente, para conectar os controles, e conexões de rede e áudio e vídeo (HDMI) atrás. O Micro Console é para custar baratinho, porque ele praticamente não tem nada dentro. Nenhum processador potente ou GPU que superaquece e dá 3RL.

Por falar em custos, ninguém está falando sobre isso. Quer dizer, todo mundo perguntou, mas a OnLive não revela. Sabe-se que os jogos poderão ser comprados ou alugados e que talvez haja opções em que você paga uma mensalidade e joga mais ou menos à vontade por um período de tempo. Inclusive o tal Micro Console poderia ser gratuito no caso do usuário assinar um plano de vários meses.

A grande e óbvia verdade é que o OnLive pode muito bem vir a ser o acontecimento mais significativo da indústria dos games nesta década que está quase no fim… como também pode acabar sendo um fracasso retumbante. Tudo vai depender de fatores diversos como a performance dos servidores (se tem uma coisa que pode matar o OnLive é o lag), esquema de preços e comportamento do consumidor (estamos realmente prontos para abrir mão completamente da sensação de possuir um jogo?).

Já há pelo menos um luminoso raio de otimismo banhando o futuro console/serviço: o suporte das produtoras. Certamente hipnotizados pelo prospecto de vender seus games a jogadores que até então não possuem o hardware necessário para jogá-los, ainda em um ambiente completamente livre de pirataria, nove produtoras já anunciaram suporte. EA, THQ, Codemasters, Ubisoft, Atari, Warner Bros., Take-Two, Epic Games e até mesmo a 2D Boy, que foi chamada para mostrar que o serviço também vai ter jogos indies.

Obrigado ao site Continue pela contribuição com essa explicação.

O serviço de jogos Cloud, será colocado à disposição e venda no dia 2 de Dezembro, em conjunto com o MicroConsole, um controle, um cabo HDMI junto a um vale para comprar um jogo.

O preço final do conjunto é de 99 dólares, e de acordo com as primeiras análises de vários sites, o valor vale bem a pena. O OnLive tem estado em fase beta desde Junho deste ano, assim ela está pronta para o seu lançamento no mercado norte-americano, e depois no Reino Unido.

As primeiras análises do serviço são muito favoráveis, dizendo até que jogos como Assassin's Creed II e DiRT 2 são melhores no OnLive do que em outros consoles. Estão prometidos mais de 100 jogos para o serviço, e confirmados futuros títulos como Duke Nukem Forever, Deus Ex: Human Revolution, Assassin's Creed: Brotherhood, Red Faction: Armageddon, Ghost Recon: Future Soldier, F.E.A.R. 3 e Driver.

Agora só falta o serviço ser lançado para sentimos a sua aceitação no mercado, bem como a funcionalidade do sistema.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO