terça-feira, 16 de novembro de 2010

Falta de criatividade pode afundar o X360

David Cole, da consultora DFC Intelligence, disse que as vendas globais do PS3 irão ultrapassar as do Xbox 360 em 2011, isto porque à consola da Microsoft falta-lhe diversidade que apele a um mercado internacional.
Em entrevista com o IndustryGamers, Cole disse que devido o Xbox 360 focar-se mais nos shooters do que em qualquer outro género, e juntando o fato de se focar mais no mercado norte-americano, brevemente irá cair para o terceiro lugar.

"Temos vindo a prever nos últimos 3 anos que o PS3 irá apanhar o 360 em 2011. Penso que o grande problema é que o 360 tem sido primariamente uma plataforma para os jogos FPS e tem-lhe faltado a diversidade para apelar a um mercado internacional mais amplo... principalmente no Japão e Europa onde a Sony é muito forte. A Xbox 360 tem sido muito mais forte na América do Norte do que é na globalidade," disse ele.

Continua depois do break
"O grande problema penso que seja o facto da Sony (e também a Nintendo) ser tão forte na Europa e Japão. Penso que em termos de fazerem as coisas diferentes eles provavelmente deveriam ter-se focado mais na Europa e desistido do Japão. Eles teriam melhores hipóteses na Europa."

O Kinect poderá ser a resposta da Microsoft para mudar o seu foco, no entanto Cole pensa que isso não é suficiente para fazer frente à Sony.

"Daqui para a frente não sei se haverá muito mais a fazer. Eles vão tentar com o Kinect mas não vejo isso a fazer efeito. Penso que o PS3 brevemente irá ultrapassar o 360 de vez," disse ele.

Outro analista foi contactado também pelo site e este parece ser mais optimista no que diz respeito à Microsoft conseguir manter a sua distância em relação à Sony.

"Não acreditamos que a Microsoft tenha desperdiçado de alguma forma a vantagem; principalmente quando consideramos que a maioria dos especialistas esperavam que fosse a Sony a dominar a próxima geração," disse Mike Hickey da Janco Partners.

"Talvez seja mais importante saber para onde vamos a partir daqui, sem a introdução de uma nova consola a médio prazo; acreditamos que o Kinect seja o acelerador orgânico da base instalada mais identificável (para além das continuadas reduções de preço e promoções agressivas de bundles), que irão certamente prolongar a sua liderança global sobre a consola da Sony."

Jesse Divnich da EEDAR parece concordar com Hickey. "Nada correu mal. As conquistas da Xbox 360 são incríveis,"/ disse ele. "Começaram por ter de lutar por um distante segundo lugar na passada geração, para agora serem considerados uma das plataformas mais saudáveis para o desenvolvimento de jogos. A PS2 superou a Xbox num rácio de perto de 7 para 1 na Europa e de quase 40 para 1 no Japão. Em 2010, a PlayStation 3 tem vendido mais que a Xbox 360 num rácio um pouco acima do 1 para 1 na Europa e de apenas 10 para 1 no Japão."

"Para uma companhia que entrou no espaço dos videojogos mais tarde, conseguir fazer frente a dois concorrentes com décadas de jogadores fiéis, a Microsoft pode-se orgulhar dos seus feitos. Quaisquer falhas a apontar estaríamos a ser picuinhas."

Michael Pachter, o analista mais famoso dos videojogos, acredita que o Kinect faça com que o Xbox 360 fique de vez no segundo lugar.

"O que é que as pessoas esperavam? A Sony tem uma grande vantagem no Japão, na Europa estão a par e está bastante atrás nos Estados unidos. Trata-se apenas de uma questão de tempo até que a sua liderança no Japão se repercute também nos Estados Unidos. Eu não diria que tudo foi errado."

" No inicio deste ciclo, pensei que a PS3 iria vencer por causa da sua grande fidelidade de fãs na Europa e de estar muito enraizada no Japão. A Nintendo surpreendeu-me muito pelas suas vendas fenomenais, e passado um ano ou dois, eu disse que a Sony iria mesmo assim terminar em segundo devido à sua vantagem no Japão. Agora penso que com o Kinect e com uma vantagem no preço, a Microsoft poderá muito bem manter a sua posição, e acho claramente que a Microsoft não fez nada de forma errada."

Atualmente a diferença entre o PS3 e o Xbox 360 é de cerca de 3 milhões de unidades. Veremos se tudo não passa de uma questão de tempo até que a Sony apanhe a consola da Microsoft, ou se o Kinect marcará a diferença.

Fonte: Eurogamer

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO