No início dos anos 90, a altura em que os videojogos estavam a atingir um dos seus expoentes máximos, e os gráficos 3D estavam a dar os primeiros passo, eis que houve uma companhia que em 1992 conseguiu misturar este novo estilo gráfico com uma apresentação simples e sangrenta, a
id Software com a criação de
Wolfenstein 3D, um
FPS que retratava a era alemã da
Segunda Guerra Mundial. Com esta fórmula conseguida, em 1993 a
id Software decidiu dar um passo mais além e criar
Doom, um dos
FPS mais conhecidos e controversos de sempre, e que possui uma enorme adoração pelos fãs, não só pelo seu tema de ficção-científica e terror mas também pela sua jogabilidade acessível e incrivelmente viciante. Com o passar do tempo,
Doom foi alvo de mais sequelas, spin-offs, livros e até jogos de tabuleiro. A franchise abrangeu até o género
RPG, com
Doom RPG em 2005 para os telemóveis e recentemente com
Doom 2 RPG para o
iPhone.
A história de
Doom 2 RPG decorre antes de
Doom RPG, e como acontece nos outros jogos
Doom, decorre em estações espaciais, mais propriamente em
Marte e nos seus respectivos
Phobos e
Deimos, passando pela
Lua e planeta
Terra. Uma equipa de soldados e cientistas é enviada para uma estação lunar a fim de investigar uma série de eventos anormais que têm se passado, algo que não corre da melhor maneira, sendo que após a sua chegada à estação, são confrontados com uma estação completamente invadida por demónios, e a missão de investigação passa a ser uma luta pela sobrevivência, cabendo então à nossa personagem a pesada tarefa de investigar este incidente e de erradicar esta força demoníaca.
Os jogadores de
Doom irão sentir-se completamente familiarizados com toda a ambiência, armas e inimigos, mas para os mais afastados desta franchise, neste jogo vão ter todo o género de armas para combater o mal que os ameaça. As armas vão desde a
Assault Rifle de
Doom 3,
Scoped Assault Rifle,
Plasma Gun ou
Rocket Launcher, até a mais conhecidas como
Moto-Serra,
BFG e o
Soul Cube de
Doom 3. Neste jogo vamos poder dar uso a certos objectos como sanitas e lavatórios, que após arrancados, podem ser arremessados contra inimigos. A moto-serra irá ter uma finalidade maior para além matar inimigos, sendo que poderá ser usada para limpar caminho ou desvendar passagens secretas. Uma das armas que apesar de trazer alguma comédia à seriedade do jogo, não é tão engraçada como parece, e falo certamente da pistola de água sagrada, que ao disparar contra os inimigos faz com que estes fujam após esbugalharem os olhos quando atingidas.
Os inimigos que vamos encontram em
Doom 2 RPG são alguns dos já conhecidos como os zombies, imps, pinkys e muito mais que fizeram a sua estreia nos capítulos principais da franchise, com a inclusão dos novos Sawcubus, monstros com moto-serras embutidas nos braços, e Watchers. Tanto os inimigos novos como novos estão divididos em classes, e dentro da sua classe, eles podem ser diferenciados a partir da sua cor, sendo que alguns podem ser mais fortes que outros.
A jogabilidade é bastante simples e diferente do que vemos nos
FPS de
Doom. Ao contrário de nos movermos livremente, o jogador irá mover-se como um
RPG Táctico, ou seja, como se andasse sobre uma grelha, sendo que ao movermo-nos para a frente, a personagem anda um bloco, e o mesmo para trás. Os combates também diferem da série original e onde iremos ver um dos elementos mais usados dos
RPG's, os combates por turnos. A cada turno escolhemos aquilo que queremos fazer, desde atacar, fugir, virar, e os nossos inimigos irão atacar-nos logo em seguido. Por mais simples que isto possa parecer, por vezes é necessário fugir de certos sítios para um favorecimento em combate, como por exemplo se ficarmos cercados por dois inimigos, podemos andar para uma zona mais fechada, onde apenas um inimigo poderá atacar-nos.
Estes não são as únicas características de
RPG que
Doom 2 RPG possui. Neste jogo vamos ter também que subir de nível ou até curar a nossa barra de vida. Como maior parte dos
RPG's, vamos poder subir de nível à nossa personagem, o que assim irá aumentar a nossa resistência, força e eficácia com o armamento que iremos possuir. Para aumentarmos de nível é necessário matar inimigos para assim ganharmos experiência. Caso a barra de energia fique em baixo, vamos ter todo o género de items para recuperá-la, como packs de médico ou até comida. É possível também aumentar a resistência da personagem apanhando equipamentos como armaduras. Existem outros aspectos que podem ser melhorados em separado com mini-jogos como a eficácia ou até a resistência.
A apresentação mantêm-se simples e fidedigna ao universo
Doom, onde todos os monstros estão bem detalhados de acordo com a sua aparência original. O jogo foca-se essencialmente na narrativa, logo iremos ver as personagens a comunicarem constantemente entre si. A sonoplastia está algo pobre, com música apenas em cut-scenes ou menus, tiros de armas, uns pequenos efeitos de som e vozes de monstros. O problema da música pode ser superado ligando simplesmente a música do nosso
iPhone. O jogo está bem compatível com o
iPhone, onde o movimento com a personagem pode parecer estranho à primeira vista, mas com a devida habituação a dificuldade é rapidamente superada.
Doom 2 RPG é aconselhável a todos os fãs do universo
Doom e de
RPG's por ser um jogo bastante fidedigno à serie e uma mecânica incrivelmente aditiva. A comédia inserida no jogo pode não estar bem conseguida, mas que não estraga a experiência de jogo em nada, sendo este um dos melhores
RPG's para o
iPhone.
Doom 2 RPG é sem dúvida uma das melhores apostas para angariar mais fãs tanto para o universo
Doom bem como novos jogadores de
RPG's. Se são jogadores mais reticentes em experimentar um jogo
Doom ou
RPG, então esta é uma das melhores oportunidades.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário