quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cirurgias com o Kinect

imagem


Nós já vimos robôs controlados pelo Kinect antes, mas nunca vimos robôs com tarefas tão importantes assim. Um grupo de estudantes de engenharia da Universidade de Washington estão usando o periférico da Microsoft para guiar as ações de robôs cirurgiões.

Cientistas e engenheiros vêm trabalhando há anos em métodos para integrar a tecnologia dos videogames com robôs controlados por humanos, que são utilizados cada vez mais para praticar operações delicadas ou muito pequenas para as mãos humanas.

O problema com robôs cirurgiões é que mesmo oferecendo uma precisão extrema, não há sensação tátil para o médico que está operando os pequenos braços robóticos. Se um bisturi atinge uma veia exposta, por exemplo, o operador não sente a sutil colisão.

“Em cirurgias utilizando robôs, os cirurgiões ainda não tem a sensação do toque”, diz Howard Chizeck, professor de engenharia elétrica da universidade. “O que estamos fazendo é usar essa sensação de toque para dar informações ao médico, como ‘é melhor você não ir por aí’”.

Engenheiros têm trabalhado para integrar a tecnologia de resposta – o force feedback – em robôs, traduzindo os pequenos acidentes em um aviso para o operador.

Os estudantes de engenharia da Universidade de Washington tiveram uma ideia ainda melhor.

O estudante de engenharia elétrica Fredik Ryden criou um software que permite que o Kinect crie mapas tridimensionais do corpo do paciente.

Para fazer a tecnologia de resposta trabalhar de forma correta, o sistema precisa de um tipo de frame de referência para avisar o médico quando o robô atinge um osso ou pode vir a cortar o pâncreas do paciente. No projeto original, a equipe pretendia usar scanners de tomografia para gerar as informações, mas em pouco tempo eles tiveram a ideia de usar uma câmera com noções de profundidade para criar uma imagem ainda mais precisa, medindo a luz infravermelha refletida na superfície. Em dezembro, eles decidiram usar o Kinect, da Microsoft, por razões óbvias.

“Ele é ótimo para demonstrações porque tem custo baixo e é muito acessível”, diz Ryden, que desenhou o sistema em um fim de semana. “Os drivers já estão disponíveis, e é só acessá-los para pegar as informações. É muito fácil e rápido fazer um protótipo porque a Microsoft já disponibilizou e criou todas as ferramentas necessárias”.

A equipe diz que sem o Kinect o projeto custaria aproximadamente 50 mil dólares.

E o Kinect não permite apenas a criação de dados extremamente precisos e do uso da tecnologia de resposta. Os médicos também poderão definir a área inteira da operação, criando um campo de força ao redor das regiões que as ferramentas dos robôs não podem ultrapassar.

Ainda existem obstáculos a serem superados. A equipe precisa integrar a tecnologia com padrões de robótica, aumentar a resolução do vídeo, e diminuir a escala dos sensores para atingir o ponto apropriado para o uso cirúrgico. Mesmo assim, é um início promissor para uma tecnologia capaz de salvar vidas utilizando um aparelho criado para nos deixar pulando como idiotas na frente da TV.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO