quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Primeiro firmware modificado do PlayStation 3


O PlayStation 3 vem passando por uma séria crise de integridade nas últimas semanas. Primeiro, um grupo de hackers descobriu uma falha grave de segurança no sistema. Depois, o rapaz que havia destravado o iPhone foi além, liberando as chaves do castelo para quem quisesse usar. Agora foi divulgado o primeiro “Custom Firmware” para o console da Sony.
Youness Alaoumi (mais conhecido como KaKaRoToKS e, por favor, respeitem as maíusculas e minúsculas) lançou ferramentas para que qualquer usuário instale um script que altera o firmware (conjunto de “regras” de um sistema) oficial, incluindo nele uma opção para instalação de programas. Todas as versões, até a mais atual (3.55) podem ser modificadas, teoricamente.

No caso do PSP, por exemplo, um novo Custom Firmware sempre significa “melhorias” para quem não tem um olho e anda de perna de pau – mas aqui, nem tanto. Segundo KaKaRoToKS, a alteração não permite a execução de programas “homebrew” e nem a execução de cópias ilegais dos jogos. O programador garante que esse programa tem como objetivo a “instalação futura de homebrew” e que “não permitirá pirataria”. É como uma daquelas atualizações da PlayStation Network que não alteram nada quando chegam, mas que farão alguma diferença no futuro.
O verdadeiro perigo mora em outro aspecto do trabalho de Alaoumi: ele disponibilizou ferramentas para que programadores com Linux possam criar suas próprias versões do firmware modificado. E para isso se tornar alguma versão realmente mal-intencionada do sistema, você só precisa de uma garrafa de rum.
Apesar de essa ser a primeira vez que um dos chamados “CFW” é liberado para a comunidade, não é de hoje que existem técnicas para alterar as entranhas do PlayStation 3. O PSJailbreak, pendrive que “destrava” o console, usa uma técnica similar para reverter a versão do firmware e, além da pirataria, também libera o sistema para a instalação de “homebrew”.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO