Os melhores Games de 2010 pela Eurogamer
Top 10 dos melhores jogos.
Finalmente o artigo pelo qual todos esperavam. Este não é o nosso top, mas sim o top dos dez melhores jogos escolhidos pelos nossos leitores. Será que é um top consensual? Uns talvez achem que sim, outros talvez metam as mãos à cabeça.Depois de uma semana onde percorremos os melhores cinquenta jogos dos leitores, uma coisa é certa. cada ano que passa as disputas são cada vez maiores. Existem jogos que ficaram acima por muitos poucos pontos. Jogos que estão no top vinte poderiam facilmente ter atingido o top dez, bastava por exemplo mais três ou quatro leitores colocarem como primeira escolha.
Os resultados estão à vista, e finalmente temos reunidos os melhores dez jogos dos leitores. O galardão foi para um dos jogos mais falados, mais acarinhados durante o ano de 2010. Mas os outros nove são também merecedores de destaque e em baixo poderão ver todos os jogos, bem como os vossos comentários.
10. Halo: Reach
Microsoft / BungieXbox 360O que dissemos: "Halo: Reach marca o fim do trabalho da Bungie ao serviço da Microsoft. É um produto de despedida e um presente para os fãs. O próximo Halo fps será forçosamente diferente, dará outra percepção e terá uma fasquia difícil de ultrapassar. Sem, contudo, ultrapassar e estabelecer novos ditames perante o melhor que a série já entregou, Reach volta a colher a mesma receita e acaba no ponto, dentro de uma campanha épica, bem longa, de onde sobram mais heróis para lá do super soldado geneticamente modificado, Spartan II, Master Chief. Reach é dramático, emotivo, envolvente, cinematográfico e ficamos satisfeitos com a dureza atirada na dificuldade em heróico. O modo lendário merece os quatro jogadores em rede. Até para Martin O'Donnell a tarefa da banda sonora tornou-se num fascínio; encontrar novas coordenadas musicais, autenticas proposições de ritmo, portas de entrada verdadeiros antros. Halo: Reach é um desafio."
9. Alan Wake
Microsoft / Remedy / Xbox 360O que dissemos: "Algo de interessante no jogo, que tem uma relação directa com a história, são as diversas folhas perdidas de um novo livro que iremos apanhar pelo caminho. O que lemos é o que irá acontecer, ou que nos fornece informações complementares sobre o que se passou ou irá passar, mesmo não estando presente. Muitas foram as ocasiões em que ao ler determinada passagem via-me colocado no local, e mesmo sabendo o que iria acontecer, o friosinho na espinha teimava em desaparecer tal era a expectativa gerada sobre a cena. O facto é que também não consigo deixar de gostar de Alan Wake.
Não queria deixar de mencionar a fabulosa banda sonora, o fantástico ambiente criado e a perfeita recriação dos diversos aspectos da localidade. Embora não seja um mundo livre, Bright Falls foi bem recriada, e é perfeitamente notório a inclinação inicial da Remedy em criar um mundo sandbox. Muita coisa ficou pelo caminho, e outras tantas ideias perdidas. A riqueza do ambiente permitirá certamente uma revisita à cidade das duas faces."
8. FIFA 11
Electronic Arts / Xbox 360 / PS3 / PCO que dissemos: "Este é o momento em que FIFA 11 supera a edição 10, apresentando uma série de argumentos que melhoram a experiência anterior, sobretudo dentro das quatro linhas, onde onze contra onze jogadores virtuais podem lutar pela vitória. Continua a ter como importante bandeira a quantidade de campeonatos e competições oficiais licenciadas (mais de 30 ligas, 500 equipas oficiais e 15 mil jogadores), factor sempre a ter em conta e que acaba por servir o interesse dos fãs espalhados por todo o mundo, desejosos de aceder aos seus clubes com todas as alterações efectuadas desde que se fechou a janela de transferências. A remodelação operada em FIFA 11 deixou a experiência mais genuína e realista, mas também mais exigente no esforço exigido para completar jogadas de fino corte.
Contudo e num encontro empatado, no qual nenhuma das equipas consegue materializar as oportunidades, pode sempre surgir um rasgo de criatividade de algum jogador a protagonizar um daqueles raros momentos em que o futebol proporciona risos e lágrimas. Instante a gravar para a posteridade. "
7. Assassin's Creed: Brotherhood
Ubisoft / Xbox 360 / PS3 / PCO que dissemos: "Assassin's Creed: Brotherhood pode não conter alguns elementos base da já conhecida experiência da nova série coqueluche da Ubisoft mas colocado na balança, é muito mais o que ganha do que perde. É um jogo altamente competente que tem como maior mérito conseguir ser digno de envergar o nome da série e de estar à altura dos títulos numerados, algo que os anteriores não conseguiram completamente. A história envolvente é interessante até ao fim se bem que mais curta do que o tradicional. A Ubisoft assegurou que existe muito para fazer para lá da história principal e também aqui a quantidade de conteúdos e segredos pode surpreender os mais desprevenidos. A isto adicionamos a obrigatoriedade da era moderna que se parece ter tornado os modos para vários jogadores e temos um produto altamente competente.
De forma alguma Brotherhood veio para revolucionar a indústria mas sem dúvidas que veio revolucionar a série. Se o II já o tinha insinuado, agora fica confirmado, está mais seguro de si, cresceu e colmata as poucas lacunas que lhe restavam, se bem que por natureza abriu outras. De carácter forte e cada vez mais destemido, quando for contada a história de como Assassin's Creed cresceu e evoluiu, certamente o nome de Brotherhood vai figurar aí."
6. Heavy Rain
SCEE / Quantic Dreams PS3O que dissemos: "Um dos grandes problemas de Heavy Rain é que não é para todos. Mas também se sente que nunca foi criado para que fosse para todos. É um jogo que rapidamente entrará para um dos jogos de culto de todos os tempos. Ethan Mars é para mim uma das personagens dos videojogos que mais me marcou. As decisões que tomamos por ele são de tal forma brutais em certas alturas que nos leva quase a sofrer por ele. Algo marca quando assumimos uma posição de sofrimento. Heavy Rain poderá ser o início de uma nova era nos videojogos, pois muitas das vezes não se parece um videojogo, mas também não se parece um filme. É um meio termo arriscado, mas que para mim conseguiu atingir o seu objectivo.
Mas na verdade Heavy Rain não é aquela revolução na indústria de videojogos que muitos podem estar à espera. Foi buscar no que de bom existia no passado, dos jogos de descoberta e aventura Point and Click, deu-lhe uma enorme alma e realismo cinematográfico da geração actual. Mas é também certo que ficará na história dos videojogos, como sendo um passo importante para o amadurecimento da indústria, como peça de entretenimento."
5. Call of Duty: Black Ops
Activision / Treyarch PC / PS3 / Xbox 360O que dissemos: "Podemos personalizar imensas coisas, desde fatos, armas, caras, e até mesmos as armas, havendo imensas combinações. Para além claro dos perks, que dão um carácter único a cada jogador. Não raro foram as vezes em que tive uma certa inveja quando reparei que X jogador estava super equipado e muito bem personalizado. "Eu também quero ser assim quando for grande". Como se as novidades não chegassem, ainda podemos gravar clipes de vídeo dos nossos embates, bem como tirar fotos. Neste aspecto, ainda podemos ver os filmes da comunidade, pontuar e claro, criar aquele vídeo tão desejado do nosso clã. A comunidade gamer da Eurogamer Portugal é grande, e certamente iremos ver excelentes obras. Já alguém criou? Então partilhe. Call of Duty: Black Ops conseguiu elevar ainda mais a qualidade de toda a série. A Treyarch conseguiu recolher com sucesso o bom dos dois jogos da série, misturando Modern Warfare com o que fazem de melhor.
A campanha é muito interessante e embora a história não seja coisa de outro mundo, cumpre muito bem com o seu papel. Extremamente divertido, desafiante e com momentos de arregalar os olhos. Após este jogo, fica no ar qual será o futuro da série. Conseguirá inovar? Irá por outros caminhos? Certamente que muito em breve tudo isso será respondido. Por agora, vou tentar recolher aquele RC, pois sempre gostei de carrinhos."
4. Mass Effect 2
Electronic Arts / Bioware PC / Xbox 360O que dissemos: "O jogo está recheado de pormenores deliciosos, muitos deles de pura criatividade. As missões são muito mais interessantes e variadas, possuindo muitas surpresas. Quando pensamos que X missão será como tirar um chupa a uma criança, as coisas mudam de tal forma que tudo se torna imprevisível. Arrisco a dizer, que Mass Effect 2 consegue ser um jogo de aventura e acção com muita mais qualidade que muitos jogos de topo de acção e aventura. A diversidade de jogabilidade e a formatação de cada nível conferem um divertimento extremamente elevado, onde temos momentos cómicos, acção, romance e até de terror, onde a adrenalina sobe ao máximo. As opções que tomamos durante o jogo são vitais para o desenrolar do mesmo e que tipo de final teremos. Esses momentos de decisão ficam intimamente ligados a nós, pois não raras são as vezes que demorei a tomar decisões a pensar no que isso iria resultar. Já devem ter saltado logo no início da leitura para esta página.
Mas quem conseguiu ler até aqui, deverá conseguir perceber que Mass Effect 2 é algo único, uma pérola a ser descoberta por aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o fantástico mundo por detrás de Mass Effect, e a ser consumido calmamente pelos fãs directos. Em suma, estamos perante do que melhor se faz nesta indústria. Mass Effect 2 é um épico em todos os sentidos, não descurando quase nada. Consegue-nos agarrar até ao último segundo, e ainda nos permite ir mais além. Da minha parte, tenho já tudo gravado, e que o capítulo final não demore muito."
3. Gran Turismo 5
SCEE / Polyphony Digital PS3O que dissemos: "Contudo, o melhor mesmo de Gran Turismo 5 está na experiência de condução. Há uma alteração muito significativa para a versão Prologue e até para a demonstração lançada praticamente há um ano. Desta vez a sensação de curvar em grande velocidade alcança uma excelente sensação, desafio esse que sobe de escala à medida que libertam o carro das assistências e o afinam com pneus mais adequados para o tipo de piso, bem como suspensão e outros patamares de afinação. Anteriormente os carros tendiam a deambular e provocar deslizes demasiado bruscos, entrando num efeito parafuso quando se acelerava um pouco mais à saída ou mesmo à entrada das curvas. Agora, os carros tendem a segurar-se melhor ao asfalto. É claro que excessos não são tolerados, talvez quando se esteja demasiado optimista ou se esteja numa fase de adaptação, mas de um modo geral, ou seja, recorrendo ao volante, perspectiva interior e activação do "chip" para simulador, poucos jogos tocam o nível de GT5, desta vez com um máximo de 16 carros em pista. E talvez seja isto que o acaba por deixar próximo de um jogo de nicho. A adrenalina nas corridas incide directamente sobre a actuação do jogador e não é o ambiente em redor que proporciona coisas fantásticas como acidentes, grandes explosões e outros factores que actuam como "inputs", minorando o que se passa e como se deve actuar no cockpit.
A utilização do pad serve minimamente, mas é outra água quando se lhe acrescenta um volante. Aí o jogo muda de figura e o engrenar de mudanças juntamente com o motor ruidoso, facultam outro encanto. Por tudo isto, somos levados a crer e admitir que Kazunori Yamauchi conseguiu cumprir e alcançar um excelente compromisso com Gran Turismo 5. Não só é o jogo da série que incorpora mais elementos inovadores, de uma só vez, como dentro daquilo que se pede a um simulador, cumpre de forma praticamente cabal. Não é um jogo perfeito, mas as suas falhas são meramente acessórias ou laterais face ao que se pede a um jogo que reproduz as incidências das corridas automóveis. Porém, mesmo que o sistema de danos fique muito aquém do esperado, alguns aspectos visuais não tenham sido objecto de esmero e até o editor de pistas não seja mais do que um reajuste de alguns traçados, a verdade é que nada disto compromete o essencial. E o mais importante é que enquanto volante de condução, Gran Turismo 5 é um título sólido e um raro atestado de qualidade sobre o mundo automóvel. "
2. God of War III
SCEE PS3O que dissemos: "Sejam novatos ou veteranos no género, God of War III é um jogo que tem argumentos para cativar qualquer um. Os fãs estão perante um apelo surdo pois já sabem que esta é uma experiência obrigatória e se dúvidas permaneciam quanto ao fantástico início de ano que esta indústria está a viver, este é mais um exemplo a reforçar o actual bom momento. Todos os grandiosos momentos espalhados ao longo da aventura nos confirmam que estamos perante um candidato a melhor jogo do ano e a melhor jogo na consola. Se receios haviam de persistir sem grandes novidades, tudo se dissipa e até somos forçados a agradecer a oportunidade de estar na presença da fórmula alargada a esta escala. Tudo em God of War III, desde a jogabilidade ao visual, é fruto da experiência amealhada com os anteriores e apresenta versões aperfeiçoadas dessas funcionalidades sendo um trabalho obviamente dedicado aos fervorosos adeptos. God of War III pode ser uma jornada com contornos familiares mas é tão épica e brutal quanto se poderia esperar, e ainda um pouco mais.
É um fantástico jogo que diverte a cada minuto que passa, oferecendo um bom desafio e tudo o que os fãs alguma vez desejaram. Os tons já lhe são conhecidos e mais uma vez os estúdios da Santa Monica apresentam uma referência aconselhável a qualquer um que goste de videojogos. Raramente a expressão horas que passam como minutos pareceu tão adequada."
1. Red Dead Redemption
Rockstar Games PS3 / Xbox 360O que dissemos: "Obviamente que o melhor que Red Dead Redemption tem para oferecer é o single-player, mas desde que Grand Theft Auto 4 foi lançado em 2008, tem-se mantido no top dos mais jogados do Xbox Live, por isso o multi-joagdor deve interessar a muitos. Qualquer um dos modos do multi-jogador começa sempre em "Free-Roam" onde têm liberdade total para fazerem o que vos apetecer, como formar "posses" até oito jogadores e espalhar o caos. O número de jogadores que o jogo suporta vai até 16 jogadores. No "Free-Roam" a vossa personagem vai subindo de níveis e ganhando acesso a melhores armas e vestimentas. Nos modos competitivos não existem níveis, as personagens estão todas no mesmo nível. Em qualquer um dos modos competitivos podem optar entre jogarem sozinhos (todos contra todos) ou em equipas. Os modos que existem são variantes do "Deathmatch" e "Capture The Flag", todos eles começam com um "Mexican Standoff", que é algo completamente hilariante.
Resumindo, o modo multi-jogador é muito divertido e acrescenta ainda mais longevidade ao jogo. Podia perder aqui imenso tempo a descrever o quão magnifico Red Dead Redemptiom é e a quantidade de coisas que tem para oferecer, ou posso dizer-vos com toda a certeza que dentro dos excelentes jogos que já joguei este ano, que este é o melhor deles todos. A Rockstar excedeu-se mais uma vez na criação de um jogo que consegue atingir a excelência em todos os aspectos. É um jogo com uma história envolvente e digna de ser comparada com os melhores filmes do Western. Não há elogios suficientes para Red Dead Redemption, apenas vou terminar dizendo que é um compra obrigatória para qualquer jogador."
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