sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A evolução dos joysticks

Não dá pra pensar em video game sem lembrar de seus controles. Alguns dos principais de cada época e suas inovações são listados aqui.
Atari 2600- 1977

Um controle super simples, para os jogos da época não precisava mais que 1 botão. Seguiu o estilo do Telejogo, console anterior a ele.

NES – 1985

Esse é o pai de todos os controles modernos, o controle do Master System era praticamente uma cópia dele.  O controle do NES virou cult, vários produtos foram inspirados nele.
Super NES – 1990

Uma evolução do NES, o desenho foi arredondado e acrescentado mais botões. A novidade aqui eram os botão em cima do joystick, os botões de ombro.
Mega Drive- 1990

Esse controle é uma evolução do primeiro joystick do Mega Drive, foram acrescentados mais 3 botões com relação ao original. Uma curiosidade é que foram feitos poucos jogos que usavam todos os botões.
Playstation – 1994

A própria Sony assumiu que esse foi baseado no controle do Super NES. Contribuiu para o grande sucesso do Playstation. A novidade aqui são os jogos tridimensionais e com isso foram adicionados mais 2 botões de ombro, as 2 alavancas no meio foram adicionadas posteriormente. Você encontra uma versão sem fio dele aqui.
Nintendo 64 – 1996

O desafio da Nintendo aqui era produzir um joystick compatível com os jogos tridimensionais, as duas posições de botão direcional foi a solução. A grande inovação aqui é o Rumble Pak, acessório que faz o controle vibrar conforme o jogo. O botão analógico também começou aqui com o N64.
DreamCast – 1998

Repare como a Sega resolveu seguir a tendência dos controles da Nintendo com o formato dos botões coloridos e o botão direcional em forma de cruz. O controle tinha ainda uma tela que trazia informações em alguns jogos.
Gamecube – 2001

Para o sucessor do 64 a Nintendo resolveu simplificar em seu joystick, a função de vibração é embutida e para muitos o grande erro foi a inversão dos botões direcionais.
Nintendo Wii – 2006

Como vinha perdendo parte significativa do mercado de games a Nintendo resolveu não seguir as tendências e criou o inovador Wii Mote, o primeiro controle sensível a movimentos, com isso a Nintendo retomou a liderança de vendas.

Fonte

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO