sexta-feira, 15 de outubro de 2010

10 video games que não emplacaram

Muitos são os motivos para um Video Game não dar certo, a forte concorrência, a falta de experiência da empresa no mercado, ou até mesmo o lançamento do console certo na época errada. Estão listados aqui os principais

TurboGrafx-16

The TurboGrafx-16.
Esse console lançado no Japão em 1987 pela empresa NEC, conhecido por aqui como PC engine (o nome já não ajuda), tinha processador de 8 bits e chip gráfico de 16 bits, o que proporcionava qualidade de imagem superior ao Master System. O TG16 foi o primeiro console a ter um módulo opcional para CD, oferecendo jogos melhores por um preço de custo menor. A forte concorrência e margem baixa de lucro devem ter sido os motivos de seu cancelamento em 1989. Nunca foi lançado oficialmente no Brasil.

Sega CD

Sega-Mega-CD-with-Mega-Drive on top.jpg
Trata-se de um periférico que se ligava ao Mega Drive para disponibilizar jogos em CD, foi lançado em 1993 e sumiu em 1995. O Sega CD nunca emplacou, devido a seu alto preço e ao fato que seus jogos em sua maioria eram lançados em cartucho. Era também conhecido por aqui como Mega CD

3DO

3do pana.jpg.jpg
Surgiu como a promessa da nova geração de Video Games em 1993, não foi muito bem recebido pelo mercado que já estava acostumado com Sega, Nintendo e outros. A panasonic foi a primeira a fabricar o console, licenciada pela 3DO Company. O alto preço do mercado não cativou outros fabricantes.

Atari Jaguar

Atari jaguar4.jpg
Lançado no final de 1993 pela Atari, o Jaguar foi o primeiro console de 64 bits. Foi desenvolvido para concorrer diretamente com o 3DO. Com seu complexo sistema, era muito difícil desenvolver jogos para ele, fazendo com que poucos jogos fossem lançados. Com a chegada do Playstation em 1995 o Atari Jaguar foi enterrado de vez.

CD-i

Philips CD-i.jpg
Esse sistema multimídia da Philips inicialmente anunciado em 1991 como um player que poderia executar todo tipo de conteúdo em CD-ROM, desde filmes, músicas e até jogos interativos. Com baixas vendas a Philips resolveu dar o título de “Video Game” para ele em 1994, mas já era tarde, uma nova geração de consoles já estava surgindo.

Sega 32X

Sega 32X.
Sega não aprende com os erros do Sega CD e resolve lançar outro acessório para o Mega Drive em 1994, o Sega 32X dobrava o número de bits, mas seus gráficos super quadriculados, não chegavam nem perto do Playstation. Não surpreendeu com as baixas vendas.

Sega Saturn

Saturn sega.jpg
Agora sim, um 32 bits de fato, o Sega Saturn tinha gráficos até superiores que seu duro concorrente, Playstation. Não pode se dizer que o console tenha sido um fracasso total, já que sobreviveu de 1994 a 1998 e obteve bom número de vendas no Japão, o  alto preço e complexidade dificultaram as vendas nos Estados Unidos e Europa, também não fez grande sucesso no Brasil.

Virtual Boy

VIRTUAL BOY sistem.png
Lançado em 1995, esse console da Nintendo foi o primeiro portátil com gráficos tridimensionais, apesar de ser portátil vinha apoiado em um tripé. A tela do Virtual Boy tinha apenas 2 cores, vermelho e azul, mesmo assim o preço era elevado não cativando muitos fãs. Com preço alto, poucos jogos produzidos, se tornou o maior fracasso da Nintendo.

Apple Pippin


Esse console surgiu em 1995 da parceria da Apple com a Bandai, a idéia era ser um computador acessível que rodasse jogos. A baixa quantidade de jogos e o grande número de consoles com defeito de fábrica contribuíram para as baixas vendas, apenas 42 mil consoles foram vendidos.

Dreamcast

Dreamcast-set-orange.png
Lançado em 1998, a concorrência do Playstation 2 foi o  principal motivo do fracasso do DreamCast, já que se tratava de um belo console, até avançado para a época, foi o primeiro a permitir jogos online. A Sega alegou que o Video Game não dava lucro e saiu completamente do ramo de consoles em 2001.

Fonte: 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO