EA Sports MMA - Review
EA Sports MMA posiciona-se como a mais recente franquia dos jogos de luta da companhia canadiana no género das artes marciais. É um estilo de combate bastante difundido pelo mundo, sendo relevantes as ligas americana, brasileira, inglesa e japonesa, todas alvo de atenção e inclusão no jogo, no modo carreira, estando assegurada também uma representação mundial dos profissionais da área mais conhecidos, bem como ginásios em diferentes países por forma a facilitar o treino.
Para os fãs e conhecedores do sistema de combate de Fight Night não será complexa a interiorização do esquema proposto para MMA. Em Fight Night o manípulo direito é utilizado para desferir os socos. Em MMA serve para o mesmo propósito como pode ainda ser utilizado para aplicar pontapés e murros giratórios. Uma variedade bem maior de golpes que pode ser praticada dentro de um sistema mais desenvolto, que os produtores denominaram de "Total Strike Control", uma interface bem mais evoluída da empregue em Fight Night, assente em muitas possibilidades de combinações, deixando boa impressão pela facilidade de acesso.
Características dominantes desta modalidade profissional passam pela quantidade de movimentos a praticar, numa liberdade de golpes que se estende sobretudo por três situações essenciais; o confronto em pé, a prisão junto à rede do hexágono e as quedas a partir das quais se pode exercer domínio sobre o solo. Isto poderá parecer demasiado: muitos golpes a praticar para um sistema de controlo aparentemente escasso. Contudo, esta nova implementação do TSC permite manter um amplo controlo em qualquer fase do combate, cobrindo o jogo por inteiro, ao mesmo tempo que se renova a intensidade, estudando criteriosamente os movimentos do adversário.
Mais sobre EA Sports MMA
Notícias: EA Sports MMA ganha data
Chega a 22 de Outubro à Europa.Notícias: EA anúncia primeiros lutadores de MMA
Destaque vai para Fedor Emelianenko.Notícias: EA vai alternar as suas séries de luta
Num ano vai lançar Fight Night no outro MMA.Screenshots: EA Sports MMA
Vídeo: EA Sports: MMA - Controlos
Aprende a lutar como um campeão.
EA Sports MMA pugna e exige sentido de oportunidade ao jogador ao invés de pressão sistemática sobre os botões e golpes de ataque. Até porque desencadear golpes sucessivos como socos e pontapés implica que alguns deles não atinjam o adversário porque os defendeu ou se esquivou ficando ainda prejudicado em termos de resistência, o novo elemento que reconfigura e veicula um sentido estratégico aos combates. É que sem resistência entram em fadiga e ficam incapazes de golpear o que seja. Por isso é adequado escolher os momentos para atacar, tendo sempre o adversário e a barra de "stamina" debaixo de controlo.
O catálogo de atletas praticantes da modalidade implica uma adequação do combate em função do peso e das suas características dominantes. Um competidor mais pesado não terá tantas dificuldades em derrubar um oponente e efectuar uma série de submissões até o deixar exausto. Ao contrário, lutadores mais leves tendem a beneficiar de um equilíbrio maior em velocidade e resistência. No entanto os combates organizados com diferentes classes de peso tendem a assumir diferentes desfechos consoante o estilo e estratégia empregue no decurso da prova.
Noutras propostas do género é normal encontrar uma reprodução assertiva das posturas e socos. Aqui as animações alcançam um bom paralelo com a presença em cena dos lutadores vistos pela TV. Não só há uma definição exacerbada de cada atleta, como alguns dos golpes e movimentos têm um fantástico grau de execução. Não é por acaso que os produtores consultaram informação a partir de atletas de monta como Randy Couture, Bas Rutten e Rickson Gracie.
As lutas contra adversários controlados pelo computador decorrem a bom ritmo. Estes atletas suados aproximam-se e arriscam tentativas de derrube entre outros golpes mais violentos que obrigam a dominar também o jogo defensivo assim como toda a largura da arena para efectuar evasões e tentativas de contra-golpe.
As submissões exercem um papel importante para levar de vencida o adversário. E aqui é preponderante começar por controlar o adversário e impedir que este fuja. Desde logo é possível recuperar algumas combinações de socos antes de tentar uma submissão. A atenção exigida à resistência é fulcral. Cada golpe retira alguma dessa energia e, mesmo recuperável, é necessário aguardar algum tempo, pelo que qualquer abordagem que passe pelo premir constante dos botões não leva a lado algum.
A realização da submissão implica que se veja a estrutura óssea do adversário. À medida que aplicarem mais esforço e forem eficazes uma cor vermelha incide sobre a articulação indicando um aumento de dor o que significa que em pouco tempo o adversário irá ceder. Nas batalhas mais empolgantes convém manter alguma energia de reserva pois alguns oponentes conseguem dar a volta e colocar-vos em desvantagem perante situações difíceis de inverter.
A melhor forma de aprender a jogar EA Sports MMA está no modo carreira, estruturado a partir de uma série de lições básicas repartidas pelos estilos de combate. O editor de lutador não foge às habituais solicitações pelo que em pouco tempo a vossa personagem está preparada em termos técnicos e contratuais para entrar no percurso que o levará aos maiores palcos de luta.
No fundo as opções disponíveis no circuito internacional vasto implicam, para lá do aparecimento e da primeira vitória, a solicitação de desafios aos atletas já consagrados, criando rivalidades e troca de galhardetes, participação nas ligas mundiais e campeonatos de relevo, do norte-americano ao japonês. Entre cada combate agendado há geralmente um espaço de oito semanas, úteis para treinar e desenvolver as características. Trata-se de um esquema ao estilo dos rpg que garante uma progressão da personagem em diversos parâmetros através da realização de desafios de dificuldade crescente num curto espaço de tempo. É uma boa forma de aperfeiçoar técnicas e alguns golpes especiais, tudo com a ajuda e motivação de reconhecidas lendas.
Em termos de progressão on-line é particularmente atractiva a opção "EA Sports Live Broadcast", a qual permitirá aos subscritores deste conteúdo altamente exclusivo participar em competições agendadas para determinadas datas, havendo prémios chorudos para os vencedores, comentários ao vivo e transmissão em directo através da internet ou consola. Para chegar ao pico há que labutar para se ser conhecido pelo promotor da EA Sports que anda em busca destes talentos que levam longe as suas personagens, acumulando cintos ou passando em revista as melhores repetições. Em alternativa poderão tornar-se num promotor e organizar uma série de embates com os amigos da vossa lista, estabelecendo desafios, até um máximo de dez jogadores, tudo comentado em tempo real.
A disputa pelo cinto é outro dos atractivos e começa pela evolução da vossa personagem, acumulando pontos pelas vitórias alcançadas, desafiando os detentores, amealhando preciosos pontos até alcançar o título. Ao todo são mais de 45 níveis que poderão percorrer tendo o aliciante de voltar a disputar esses níveis já na divisão Master.
EA Sports MMA é um jogo capaz de reproduzir a intensidade dos combates de artes marciais. Visualmente autêntico e com um recorte muito realista dos atletas não é de menor importância a atenção dada à personalidade e habilidades de cada um dos profissionais em presença. Até os mais pequenos efeitos da luta como sangue cuspido e gotas de suor a escorrer não escaparam à lupa dos programadores. Competente em opções e com um modo carreira altamente denso e pleno de opções, tem como maior virtude a evolução e estabelecimento das habilidades que marcam o protagonista. Aos fãs e interessados em conhecer melhor o género, MMA é uma opção com valor.
Por Eurogamer
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário