quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Banimento da PSN

Depois de MESES da galera fazer a festa com o Playstation 3 criando todo tipo de meio de se acessar a PSN com um console não atualizado / modificado, a Sony finalmente resolveu dar o seu parecer oficial sobre a situação e o que ela pretende fazer exatamente sobre o assunto.

http://blog.johnnymaxx.com.br/wp-content/uploads/2010/01/PS3pirata1.gif
De acordo com texto do Blog Oficial Da Sony :

Bla bla bla bla dispositivos lançados por hackers bla bla viola os termos bla bla remova todo o conteúdo pirata ou não autorizado do console ou MC Hammer.
Em suma: A Sony estará convidando todos que possuam hacks ou dispositivos de quebra de proteção do console a se retirarem da PSN. Não se sabe ainda se os bans seriam temporários ou permanentes, se afetariam apenas o console, apenas a conta da PSN ou ambos. O que se sabe é que NESSE EXATO MOMENTO já tem gente SENTANDO NO CAVALO E LEVANTANDO O RABO por causa da Sony, ou seja: O martelinho da discórdia chegou para ficar.

Apesar do negócio dos bans ainda estar quente, pude notar dois fatos extremamente curiosos. O primeiro é que a Sony está enviando um email (automático ou através de seleção manual, não se sabe) para TODOS que possuam dispositivos de desbloqueio (dongles), hacks ou firmwares modificados em seus consoles. O contato está sendo feito através do email usado para a criação da conta na PSN, e contém o seguinte texto:
bla bli bli blu blu mesma coisa do aviso postado acima
Um dispositivo de “quebra de proteção” e/ou um software pirata ou não autorizado foi detectado no seu Playstation 3. Você deve cessar o uso e remover imediatamente todo o conteúdo pirata ou não autorizado que existir no seu console. O descumprimento desse aviso resultará no cancelamento do seu acesso aos serviços da Playstation Network e da Qriocity através do seu Playstation 3.

Sendo assim, todos os donos de consoles com suspeita de hacks ou modificações estão recebendo a partir de hoje um ultimato: Ou retiram todo o conteúdo pirata / não autorizado do console ou seu acesso a PSN será cortado. É bom salientar que nada garante que quem não receba o email hoje esteja 100% livre de banimentos no futuro.

O outro fato curioso (e genial da parte da Sony, sejamos francos) é o reportado pelo usuário N4RU no fórum do site PSX-Scene. De acordo com o post, o console usado por ele ainda está no 3.41 e não acessa a PSN / fica online POR MAIS DE DOIS MESES. Ou seja: Desde o começo a Sony já estava coletando informações sobre tudo o que todos estavam fazendo ou deixando de fazer na PSN, seja legitimamente ou não. Sendo assim, não adianta pegar e puxar o seu console da tomada agora e pensar “RSRSRS NÃO VÃO ME PEGAR SOU HACKER LULZ” que se seu console (ou sua conta) já foi marcada para notificação / banimento e você receberá o email de notificação cedo ou tarde. Até onde se sabe também, nenhuma funcionalidade do console foi removida ou alterada depois que ele foi notificado / banido. Jogos originais continuam funcionando normalmente (desde que, claro, sejam compatíveis com o firmware instalado no PS3). Nada se sabe ainda sobre conteúdo da PSN, mas minha suspeita é de que nada será removido remotamente.

Por fim deixo a minha opinião aqui: MUITO bem feito da Sony e ela está no direto total dela. Era óbvio que isso ia acontecer mais cedo ou mais tarde, era só questão de tempo deles implementarem alguma verificação (coisa que eles, espertos, já estavam fazendo a muito tempo) e poder casar os dados para confirmar quem pirateava ou não. No mais isso vai alegrar todos aqueles que gostam de jogar online (coisa que eu, pessoalmente, não ligo) já que provavelmente o ban virá A CAVALO para aqueles que costumam trapacear na PSN.

Texto Sussuworld

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO