sábado, 18 de dezembro de 2010

Fim do conector VGA

imagem


Todos nós conhecemos certamente o standard VGA (Video Graphics Array), um standard para vídeo que foi introduzido pela IBM em 1987. O termo VGA é também vulgarmente usado para definir o conector que é utilizado para ligar o monitor ao PC.

Recentemente, empresas como a AMD, Dell, Intel, Lenovo, Samsung, e LG anunciaram a intenção de acelerar o processo de adopção de interfaces escaláveis e de baixo consumo tais como Display Port e HDMI (High-Definition Multimedia Interface).

Quais os motivos para o abandono do VGA?

imagem


Segundo as empresas envolvidas neste processo de transição a nível de tecnologia de vídeo, os motivos que levarão à mudança são de domínio técnico já que o padrão VGA tem mais de 20 anos e não consegue disponibilizar as mesmas funcionalidades/características (ex. maiores resoluções, consumos a nível de energia, etc) comparando com outras tecnologias mais recentes como é o caso do HDMI ou DisplayPort.

HDMI

Para quem não sabe, o HDMI é um um acrónimo para High-Definition Multimidia Interface que basicamente podemos traduzir para Interface Multimédia de Alta definição, e permite transmitir áudio e vídeo (480p a 1080p) num único cabo. O HDMI vem em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Radio Frequência , Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video, SCART, etc). O HDMI está cada vez mais presente nos PCs, uma vez que possibilita uma fácil integração com outros equipamentos.

DisplayPort

Quanto ao DisplayPort é considerado por muitos como um “pequeno” concorrente do HDMI, tendo sido lançado em 2006 pela VESA (Vídeo Electronics Standards Association). Um dos objectivos no desenvolvimento do standard DisplayPort era a capacidade de se conseguir ligar múltiplos monitores através de uma única ligação. O DisplayPort (na sua versão 1.2) suporta até 4 monitores em simultâneo com resoluções até 1920×1200. Possui ainda suporte para full-HD, 3D a 120 fps por canal um taxas de transmissão de dados na ordem dos 21.6 Gbps.

imagem


Segundo Eric Mentzer, presidente da Intel, “as Interfaces gráficas modernas digitais como HDMI e DisplayPort tendem a melhorar a experiência visual do PC do consumidor por imersão com resoluções maiores e cores mais profundas – tudo com menos esforço – para melhorar o tempo de vida útil das baterias dos computadores“. A Intel pretende acabar com o suporte ao LVDS e VGA em 2013 e 2015, respectivamente.

Por outro lado, a AMD prevê que já a partir de 2013 adoptará novas tecnologias em substituição do tradicional VGA, DVI-I e LVDS.

Relembramos que já em 2008 a Apple trocou o “velho” VGA pela tecnologia MiniDisplayPort, confirmando mais uma vez a sua tradição de adoptar novos standards muito antes que a concorrência.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO