sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro sede da Olimpíada de 2016

Nós da GameVídeos nos sentimos no dever de colocar essa nota em nosso blog.
São diversas as opiniões, onde, uns são à favor, e outros, contra.
Contudo, não podemos negar que os próximos anos serão marcantes para o nosso país.
2014 - Copa do Mundo de Futebol
2016 - Olimpíadas

Veja matéria do site espn.com.br

"O Rio de Janeiro é a cidade escolhida para ser sede da Olimpíada de 2016. Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, em Copenhage, na Dinamarca, a ‘Cidade Maravilhosa’ desbancou Chicago, Tóquio e Madri e vai receber o maior evento esportivo do planeta.
Pela primeira vez na história, um país da América do Sul vai abrigar os Jogos Olímpicos. Esta foi a primeira oportunidade em que o Rio de Janeiro chegou na votação final. A cidade já tinha lançado candidaturas para outras edições dos Jogos, em 1936 (Berlim), 2004 (Atenas) e 2012 (Londres). Durante toda a semana, um clima de muita rivalidade foi visto pela capital dinamarquesa, com algumas discussões ocorrendo entre governantes e membros de comitês do Rio, Chicago e Madri. Não faltaram provocações.

Mas, para felicidade da candidata brasileira, dessa vez o objetivo foi alcançado. Além do projeto olímpico, o Rio apostou também nas facilidades que oferece por ser uma cidade cosmopolita, de gente alegre e com uma beleza natural como poucas no mundo. Nas palavras do prefeito Eduardo Paes, ‘a cidade é capaz de reunir com perfeição natureza, cultura e vida urbana’.

O projeto mais caro

Dentre as candidatas, a cidade do Rio de Janeiro foi a que apresentou o projeto mais caro, de acordo com as necessidades de crescimento e desenvolvimento do país, e com uma região em que vivem mais de seis milhões de pessoas. Prefeito, governador e o presidente da República ressaltaram que o país vive um ‘momento econômico saudável’, e que a décima economia mundial suportou bem as turbulências causadas pela crise global.

O alto custo do projeto gira em torno de R$ 30 bilhões, dos quais cerca de 72% serão destinados às diversas obras de infrestrutura, o que inclui as custosas reformas do aeroporto internacional e das linhas de metrô. Em seu dossiê, a candidatura do Rio destacou as proximidades das instalações olímpicas, ressaltando que um atleta demoraria, no máximo, 50 minutos para chegar aos seus locais de treinamento e competição.

Todavia, um dos pontos criticados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) foi justamente o sistema de transporte da cidade. O Comitê não hesitou em dizer que é fundamental para o bom andamento dos Jogos que o sistema de transporte funcione com perfeição.

Sendo assim, serão 70 quilômetros de pistas duplas exclusivas para ônibus, ainda por construir. Elas darão apoio às pistas reservadas para a livre circulação dos veículos da ‘família olímpica’. Além disso, devem ser encerradas as obras do anel viário, da ampliação do sistema de metrô e trem, e do aeroporto internacional.

Outra parte importante do orçamento será utilizada para o investimento em segurança, mais um ponto questionado em relatórios do COI e que prejudicou candidaturas anteriores da ‘Cidade Maravilhosa’. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, chegou a responder que o Rio tem plenas condições de organizar um evento seguro, citando como exemplo o Pan-Americano de 2007.

Novas construções, reparos e belezas naturais

O Rio de Janeiro vai aproveitar muitos estádios e instalações existentes na cidade para abrigar modalidades durante os Jogos. Certas estruturas vão sofrer uma grande transformação – como o Maracanã, que já será reformado para a Copa do Mundo de 2014. Outras 10 estruturas estão praticamente concluídas e não necessitarão de reformas fundamentais. Pretende-se ainda construir nove instalações e outras seis estruturas temporárias.

Considerando a beleza do cenário carioca, diversas paisagens naturais vão abrigar modalidades olímpicas, de modo que atletas e público possam desfrutar desse fator. Sendo assim, a Praia de Copacabana, por exemplo, é o local escolhido para sediar as disputas do vôlei de praia.

Já a Marina da Glória receberá os atletas da Vela, que poderão competir tendo como inspiração o Pão de Açúcar e o Corcovado. Já as provas de Remo e Canoagem acontecerão na Lagoa Rodrigo de Freitas, aos pés do Cristo Redentor. Nem mesmo o Sambódromo carioca ficará de fora dessa grande festa do universo esportivo.

espn.com.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO