sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mod de Half Life 2 causa polêmica nos EUA

O Checkerboarded Studios, um estúdio independente de produção de jogos, criou um mod do jogo Half Life 2 que tem como único objetivo invadir uma escola e atirar em alunos, chamado de School Shooter: North American Tour 2012.

O estúdio declarou que sua intenção na criação do mod é tentar evitar que tais tragédias se repitam no futuro. Falando ao site BeefJack.com, um dos criadores que não quis se identificar disse:

"O mod não é para glorificar este tipo de violência. É a tentativa de mostrar como é horrível. Eu acredito que estamos lançando um jogo que qualquer um pode jogar e com isso, impedir uma criança de cometer um massacre na escola."

Porém, o designer chefe do mod, conhecido como Pawnstick, foi mais infeliz em seus comentários, sugerindo que ele gostaria que os jogadores se identificassem com o personagem principal do jogo.

imagem

Após a publicação do jogo, Jack Thompson, um ex-advogado americano conhecido por ser contra jogos violentos, resolveu atacar diretamente a Valve, desenvolvedora do jogo que originou o mod, Half Life 2. Thompson escreveu uma carta à empresa, informando que ela seria capaz de parar com a distribuição da modificação, e ameaçando caso não tomasse alguma atitude:

"Dado o fato de que sua empresa tem a capacidade tecnológica para parar o funcionamento do School Shooter, vocês devem tomar medidas imediatamente para fazê-lo. No momento falo por mim, e dou cinco horas para encerrar este perigo à segurança pública, que previ que seria criado um dia.", informou na carta.

O mod, seu objetivo, as declarações dos criadores e a repercussão da imprensa obviamente não poderiam resultar em outro caminho, senão o seu banimento.

O portal ModDB, que é um servidor responsável por hospedar modificações criados por usuários e desenvolvedores, resolver remover e banir a postagem do School Shooter, explicando que defende a livre criação de modificações de jogos, mas que a confusão entre as pessoas e o ódio gerado pelo objetivo do jogo levaram à sua remoção.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO