quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GeForce GTX 285

No início desse ano, a Nvidia lançou a GeForce GTX 285, placa que vem para “substituir” a GeForce GTX 280.

A seguir iremos analisar esta placa, falando das mudanças que ela apresenta com relação à GTX 280 e também comparando sua performance com a de outros modelos.

A review é baseada em um modelo referência da Nvidia.

GeForce GTX 285
O modelo que testamos é referência da Nvidia, isso quer dizer que é um modelo desenvolvido pela própria empresa, mas que não é comercializado.

Temos algumas características que diferem a GTX 285 da GTX 280. Primeiro, e como de costume nesse tipo de lançamento, é o aumento de clock´s, que por conseqüência aumenta a performance. O clock do core passou de 602 para 648MHz, os shaders de 1296 para 1476MHz e as memórias de 1053 para 1242MHz. Abaixo temos uma tabela mostrando essa e outras características de algumas placas TOP da Nvidia da geração GTX 200.

Mas a mudança que pode ser considerada a mais importante foi em cima do processo de fabricação, algo comum em novas revisões e que traz bastante benefícios. No caso da GTX 285 a melhoria foi na redução do consumo de energia, além, é claro, da diminuição de custos de fabricação. A GeForce GTX 280 que utiliza processo de fabricação de 65nm tem consumo máximo de 235W, já a GTX 285 com o novo processo de fabricação de 55nm caiu para 183W - uma mudança considerável, inclusive não sendo mais necessário um conector de força de 6 pinos e outro de 8 pinos, mas sim dois de 6 pinos.

A quantidade de processadores Stream, quantidade de memória e interface das memórias permaneceram iguais às da GTX 280, inclusive o PCB/layout é praticamente idêntico.

Fotos


Confiram algumas fotos mostrando a GTX 285 sendo comparada com uma GTX 280 da XFX.



PhsyX, CUDA


A cada dia que passa temos mais títulos que tiram proveito do controle de física chamado PhsyX da Nvidia. Abaixo podemos ver algumas imagens comparativas mostrando diferença na qualidade de imagem dessa tecnologia em cima do game Sacred 2, sem contar os benefícios gerados na própria jogabilidade justamente devido aos efeitos físicos que esta tecnologia proporciona. Reparem que as screenshots foram colocadas com PhsyX OFF e ON, mostrando a diferença gerada.



CUDA
Outra tecnologia que está fazendo muito sucesso quando falamos em placas da Nvidia é a linguagem CUDA, que vem sendo utilizada por diversos aplicativos, principalmente gráficos, utilizando a aceleração da placa de vídeo para dar melhores resultados à performance, situação que antes era praticamente de inteira “responsabilidade” do processador (CPU). Dependendo do aplicativo, é possível dispensar o uso do processador enquanto a GPU trabalha, deixando-o assim livre para trabalhar com outras tarefas que exijam menos da performance gráfica, "aliviando" assim o sistema.

Aqui mesmo na Adrenaline já demonstramos artigos de alguns aplicativos que fazem proveito dessa linguagem, como o VReveal e o Super LoiloScope.

A presença da arquitetura CUDA na placa de vídeo também permite jogar games com o sistema de física realista PhysX ativado. Games de ponta como Mirror's Edge, Mass Effect, Sacred 2 e o futuro lançamento da Capcom, Dark Void, contam com efeitos de física exclusivos derivados da tecnologia PhysX, que por sua vez funciona a partir da presença de uma placa com suporte a CUDA.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO