quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Análise Placa GeForce 9500GT 512MB ECS

Introdução:

Existem no mercado basicamente três segmentos de placas de vídeo: o de alto custo, voltado para os jogadores hardcore que não poupam na hora de adquirir a melhor máquina com a intenção de alcançar a performance máxima dos games mais pesados do momento; o de médio custo que abrange a maioria dos jogadores que não podem investir tanto em uma placa Top, mas ainda assim conseguem boa performance no geral; e a de baixo custo, que são para aqueles jogadores impossibilitados de investir mais de R$ 300 (ou US$ 90 nos EUA) em uma placa de vídeo 3D, ficando limitados a performances mais modestas e menor qualidade da imagem.

Como boa parte da população no Brasil ainda tem um baixo poder aquisitivo e muitos jovens e adolescentes têm dificuldade em convencer seus pais em adquirir uma placa de vídeo melhor, os modelos de baixo custo são bastante populares e se tornaram a única solução para um grande número de jogadores. Para este público, trazemos esta review da GeForce 9500 GT 512 MB (referência: N9500GT-512MU-F), que nos foi emprestada pela fabricante ECS (Elitegroup Computer Systems), uma das empresas que mais vem se destacando nos últimos anos na produção de placas da Nvidia.

Por ser uma placa de baixo custo, não dá para esperar vê-la rodando Crysis com tudo no máximo ou atingindo taxa de 50 FPS, mas nosso objetivo será mostrar tudo o que ela tem a oferecer e como se sai com os principais games e engines do mercado. Vale lembrar que, embora se trate da última geração de placas da Nvidia, de codi-nome G96, a GeForce 9500 GT é na verdade uma versão atualizada do modelo GeForce 8600GT da geração anterior, que recebeu o suporte ao PCI Express 2.0 e passou do processo de fabricação de 80-nm para 65-nm, tendo assim o seu processador gráfico reduzido em tamanho. De toda forma, é uma solução bastante viável para os que estão desejando montar o seu PC até o segundo semestre de 2009 e se encontram com restrições no orçamento.

Conteúdo Incluso na Caixa:

Em um pacote de baixo custo, não dá para esperar muitos extras ou games inclusos. Ainda assim, o pacote da ECS GeForce 9500 GT traz aquilo que é essencial para a utilização da placa, incluindo um CD com o driver, adaptador de saída DVI para VGA e DVI para HDMI, acompanhado do cabo de áudio necessário para quem utilizar o HDMI também para a transmissão de som. Há também um manual básico com as instruções aos marinheiros de primeira viagem, algo dispensável para quem tenha alguma experiência no assunto.

A Placa:

Com um tamanho bastante compacto com relação às outras placas mais potentes da geração atual, a GeForce 9500 GT não trará qualquer problema para ocupar o espaço físico, mesmo em gabinetes mais restritos ou com outras placas próximas ao slot PCI-Express. O cooler da placa ocupa apenas a área em volta do processador, por isso não joga o ar quente para fora do gabinete, o que não deve preocupar tanto, pois a placa em si também não esquenta tanto.

O placa também tem um consumo de energia bem econômico, sem necessitar de alimentação externa, além da oferecida pelo slot PCI-E, limitando assim o seu consumo baixo dos 75 W. Com isso, esta GeForce 9500 GT pode ser utilizada tranquilamente com uma fonte de 300 W em configurações consideradas normais para usuários domésticos.

Devido ao seu tamanho reduzido e seu cooler pouco imponente, não dá para dizer que o visual da placa azulada chegue a impressionar, embora cumpra bem o seu papel como um modelo de baixo custo.

Especificações Técnicas e Características:

  • GPU Clock: 550 MHz;
  • Tecnologia de processamento: 0.65-mícron (65-nm);
  • Slot: PCI-Express 16x;
  • Memória: 512 MB / 128-bits;
  • Clock Memória: 1.600 MHz GDDR3 (800 MHz real);
  • Unidades de Stream Processing: 32;
  • Unidades de Texturas: 16;
  • Renderizadores back-ends (ROPs): 8
  • Número de transistores: 314 milhões;
  • Largura de Banda de Memória: 25,6 GB/s;
  • 2 saídas de vídeo integradas (ambas DVI);
  • Suporte as tecnologias PhysX e CUDA.

Instalação / Configuração:

A instalação da ECS GeForce 9500 GT é bastante simples e trivial, podendo ser feita mesmo para os que não possuem muita experiência no assunto. Se você souber encaixar uma placa no slot PCI-Express e parafusá-la, você está apto para realizar a instalação desta placa, sem qualquer dificuldade.

Continuamos a utilizar o Windows XP ao invés do Vista nos testes, levando em conta o fator de maior compatibilidade e performance geral, e até porque o ganho de qualidade com o DirectX 10 continua imperceptível na grande maioria dos jogos. De toda forma, independente da versão do Windows que se deseje utilizar, é prudente entrar no site oficial da Nvidia para baixar a última versão do driver, já que a instalação disponível pelo CD que acompanha o produto não é recomendada, por se tratar de uma edição antiga do controlador.

Testes / Benchmarks:

Computador usado para o Teste:

  • Placa-mãe: Asus P5W DH Deluxe:
  • Processador: Intel Core 2 Duo E6600 - 2.600@3.000 MHz
  • Memória: 2 GB Dual DDR2 1000 G.Skill (PC2 8000)
  • Disco Rígido: 2 Unidades de Western Digital 250 GB ATA-II
  • Fonte: Antec Neo He 550W
  • Slot: PCI-Express 16x
  • Monitor: Samsung SyncMaster 955DF 19” Tela Plana

Configuração de drivers e SO:

  • Sistema Operacional: MS Windows XP com SP3
  • DirectX: DirectX v.9.0c Final
  • Driver da placa de vídeo: Driver GeForce v.181.20 Final.

*Obs.: Todos os componentes de hardware e drivers foram testados em seus estados padrões, sem nenhum overclock ou modificação no intuito do aumento de performance, com exceção do aumento de velocidade da CPU.

Games/Softwares Testados:

  • 3DMark03/3DMark05/3DMark06 [benchmark sintético]
  • Quake 4 [shooter em primeira pessoa - OpenGL]
  • Half-Life 2: Lost Coast [shooter em primeira pessoa - DirectX]
  • Unreal Tournament III [shooter em primeira pessoa - DirectX]
  • Prey [shooter em primeira pessoa - OpenGL]
  • F.E.A.R. [shooter em primeira pessoa - DirectX]
  • Lost Planet: Extreme Condition [shooter em primeira e terceira pessoa - DirectX]
  • Crysis [shooter em primeira pessoa - DirectX]

**Obs.: Utilizamos como padrão para todos os testes a configuração de vídeo com 32-bit de cor.

3DMark03/3DMark05/3DMark06

- Amostra de Filtro Anti-Aliasing: 2xAA / 4xAA / 8xAA (Zoom de 200%)

- Amostra de Filtro Anisotrópico: 2xFA / 8xFA / 16xFA

- Teste de Benchmark: Sem Anti-Aliasing, Sem Filtro Anisotrópico.


Quake 4:

- Low: 2x Anti-Aliasing, 2x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- High: 4x Anti-Aliasing, 8x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- VHigh: 8x Anti-Aliasing, 16x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

Half-Life 2: Lost Coast:

- Low: 2x Anti-Aliasing, 2x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- High: 4x Anti-Aliasing, 8x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- VHigh: 8x Anti-Aliasing, 16x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

Unreal Tournament III:

- Low: 2x Anti-Aliasing, 2x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- High: 4x Anti-Aliasing, 8x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- VHigh: 8x Anti-Aliasing, 16x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

Prey:

- Low: 2x Anti-Aliasing, 2x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- High: 4x Anti-Aliasing, 8x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- VHigh: 8x Anti-Aliasing, 16x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

F.E.A.R.:

- Low: 2x Anti-Aliasing, 2x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- High: 4x Anti-Aliasing, 8x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- VHigh: 8x Anti-Aliasing, 16x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

Lost Planet: Extreme Condition (Demo)

- Low: 2x Anti-Aliasing, 2x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- High: 4x Anti-Aliasing, 8x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

- VHigh: 8x Anti-Aliasing, 16x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no máximo.

Crysis:

- Low: 2x Anti-Aliasing, 2x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no médio.

- High: 4x Anti-Aliasing, 8x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no médio.

- VHigh: 8x Anti-Aliasing, 16x Filtro Anisotrópico, Detalhes gráficos no médio.

Conclusão:

A GeForce 9500 GT 512 MB da ECS não fugiu muito daquilo que esperávamos de uma placa de baixo custo da atual geração. Roda relativamente bem os games mais leves e que foram lançados há alguns anos, enquanto que nos games mais pesados da atualidade, ela simplesmente dá conta com restrições na qualidade e sem abusar dos filtros. Nem pense em comprar esta placa se você quer ver Crysis com tudo no Maximo ou rodando em 1600x1200, mas para os que se contentam em rodar em 1024@768 com os detalhes no médio, a placa mantém uma média de 40 FPS, bastante aceitável para se jogar.

O pior resultado da placa, contudo, foi em Lost Planet, no qual ficou limitada a meros 31 FPS na menor resolução e com os filtros no mínimo, valor que pode ser considerado baixo e no limite para começar a sentir quedas de performance. Ainda assim, basta diminuir um pouco a qualidade dos detalhes gráficos para ter uma sobra maior na capacidade de processamento.

Para os gamers mais exigentes ou quem acaba de comprar um monitor de 22”, muito provavelmente a GeForce 9500 GT vai lhe trazer sérios problemas de satisfação, então o ideal seria partir para um modelo superior, mesmo que lhe atrasasse a compra por alguns meses. Já para aqueles que possuem uma placa de vídeo onboard da Intel ou de gerações anteriores, a aquisição deste modelo da ECS pode ser a alternativa viável para tornar games que simplesmente não rodam ou rodam muito mal, a rodar de forma pelo menos aceitável, contanto que você não pense em resoluções altas ou abusar da qualidade da imagem.

Trata-se de uma placa que se enquadra bem nas máquinas de baixo custo, pois basta uma fonte de 300 W e que se encaixa bem em qualquer gabinete, sem representar problema de espaço ou de consumo.

Por GamesBrasil

1 Comentário:

xX_MaL_Xx disse...

sera que ela da nessa fonte https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=17819

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