Resident Evil 6 - Preview
A Capcom reservou para o último dia da Captivate a apresentação de
Resident Evil 6, aquela por que todos mais aguardavam. Primeiro porque
até ao momento ainda pouco tinha sido tornado público sobre o jogo e
depois porque aquela foi a primeira oportunidade para revelar os
primeiros segmentos de "gameplay". Além disso a apresentação de Resident
Evil 6 tinha uma duração maior por comparação com as restantes pois
existia entre os representantes da Capcom uma vontade em tornar público o
estado de desenvolvimento de um dos jogos mais aguardados pelos fãs.
A
série Resident Evil possui um legado fenomenal e cada episódio
acrescenta novidades. Sendo Resident Evil 6 um jogo que irá assinalar
grandes mudanças, é natural que haja uma observação especial e até mais
algum cuidado por parte da Capcom no material exibido. E, claro, a
presença dos seus mais importantes produtores no evento é fundamental.
Daí que a editora tenha levado até Roma os elementos mais destacados da
produção de Resident Evil 6. Hiroyuke Kobayashi é o produtor executivo e
será, talvez dos três, o mais reconhecido pelo seu papel decisivo na
produção de Resident Evil 4. Eiichiro Sasaki é o diretor do jogo e ainda
como "designer" Yoshiaki Hirabayashi. Qualquer tentativa de obter dele
informações adicionais sobre o jogo durante a hora do almoço seria
infrutífera, não obstante a prontidão para esclarecer dúvidas e questões
que pudessem existir sobre a matéria sujeita a apresentação.
Hiroyuke Kobayashi sublinha que o conceito para Resident Evil 6 é a
conjugação de um "thriller" e horror dramático. Não são conceitos novos
para quem já experimentou os jogos anteriores da série, mas ao
acrescentar uma toada mais cinematográfica é evidente que o jogo terá
uma maior propensão para a ação, principalmente pelos novos movimentos
que as personagens irão executar. Em certa medida o terror será maior do
que o survival, daí que nesse capítulo estejamos mais perante uma
evolução a partir dos últimos jogos. As munições não são tão escassas
como dantes e o controlo da personagem não é tão tanque como nos
primeiros episódios. Agora existe a possibilidade de ganhar refúgio e,
num outro movimento, pudemos ver Leon cair de costas e dessa posição
horizontal continuar a disparar sobre os zombies.
História e ação serão reforçadas em termos dramáticos. Os tons escuros
sobressaem na composição global do jogo, por força da escassa
luminosidade do exterior ou então a partir de aspetos circunstanciais
como sustos causados quando uma personagem parece saltar do nada para o
nosso campo de visão pedindo ajuda, alguém que tosse numa sala fechada
ou tão só o ribombar de um raio de eletricidade. O "clima" que emana
deste jogo é facilmente acolhido pelos fãs da série. É verdade que a
personagem movimenta-se melhor, de forma mais fluida, mas o ambiente é
claramente Resident Evil e familiar para os fãs.
Nos primeiros
jogos a tensão era constante por causa da estrutura claustrofóbica dos
níveis e da movimentação algo restringida da personagem. Mas nem por
encontrarmos agora alguma agilidade e fulgor na jogabilidade se perdeu a
tensão que existia nesses jogos. Digamos que se encontra construída de
forma diferente. Os inimigos aparecem de qualquer sítio e quase sempre
um confronto é precedido de um susto ou de uma situação inesperada
desconfortante.
Este é um Resident Evil que a Capcom pretende maximizar e seguir para lá
de todas as fronteiras. Haverá algum risco nesta aposta, ao criar 3
histórias para 3 protagonistas diferentes, mas assim não terá um jogo
tão linear e previsível. As 3 diferentes histórias marcam diferentes
arcos narrativos que contam com origem em pontos específicos do planeta,
ao mesmo tempo que os protagonistas seguem missões aparentemente
distintas. Leon Kennedy, Chris Redfield e Jake Muller terão a sua
história e o jogador poderá começar o jogo com qualquer personagem. Mas
haverá uma altura em que todas as histórias ficarão interligadas, isto
porque o planeta enfrenta uma nova ameaça sem precedentes. Depois haverá
todo um conjunto de "overleaps" na forma como se preenchem os "slots"
narrativos e isso será promotor de um certo dramatismo.
O principal palco do jogo será a China, Lanshiang, o espaço geográfico
dominante, mas haverá outras localizações a seguir de acordo com a
personagem escolhida. Todos vimos no trailer de revelação do jogo que
Leon Kennedy ficou sujeito a uma escolha que nunca julgaria ter de
cumprir; apontar uma arma ao presidente dos EUA. Com efeito, a história
de Leon acontece nos EUA. O presidente prepara-se para dar uma
conferência para uma suposta mensagem fundamental. No entanto, ele e os
seus seguranças são vítimas de um ataque terrorista. Durante o ataque o
presidente é infetado e Leon, juntamente com Helena Harper (a parceira
de serviço) terão de o matar. Helena Harper é uma agente misteriosa que
entra em cena de forma misteriosa. Sabemos apenas que faz parte dos
serviços secretos e terá algo mais para dizer sobre o evento em prática
que em pouco tempo tomará proporção mundial.
A história de Chris tem lugar na China. Ele foi enviado para a China de
modo a prevenir um eventual ataque e lidar com uma nova ameaça. Durante a
missão, um acontecimento terá afetado a sua vida, especialmente na
forma como irá enfrentar o bioterrorismo. O que se irá ver de Chris é
algo que não é conhecido. Isso mudou a vida dele e terá efeitos ao longo
da missão. Ao seu lado está Piers Nevans. É um dos novos membros e
parceiro de Chris e sabemos que se encontrava com Chris 6 meses antes do
ataque e que o seu objetivo passava por estabelecer apoio na missão.
ake Muller é a nova personagem. A sua história tem lugar na Europa,
num país do leste. Há grupos mercenários em combate e Jake é um deles.
Não demonstra qualquer preocupação por valores morais e éticos. Por seu
turno, Sherry Birkin, a parceira de Jake, exibe compaixão e preocupa-se
com as pessoas. Sherry insiste junto de Jake que ele tem a capacidade
para mudar o mundo, mas Jake é um mercenário e fará tudo pelo dinheiro.
Ambos entrarão num conflito e tentarão sobreviver ao mesmo, ainda que as
suas personalidades sejam distintas e Jake seja filho de Albert Wesker.
Resident Evil 6 marca o regresso dos zombies na sua forma mais
tradicional, mas com grandes avanços quanto aos golpes de ataque. Sendo
espertos e rápidos, rapidamente se transformam num pesadelo da pior
espécie. Um deles é J'avo e pode usar todo o tipo de armas. Corre
depressa e certas partes do seu corpo regeneram-se, implicando que
depois de o terem atrasado ele possa voltar a atacar em força. O C-virus
é o responsável pelas novas criaturas e despoletou uma nova vaga de
criaturas.
Durante a apresentação de Resident Evil 6 a Capcom mostrou "gameplay" da
história de Leon. Mas no final alertou para que nos próximos eventos
como E3 será revelado mais sobre as outras personagens. A secção jogável
que nos foi mostrada arrancou com o exato momento em que o presidente
dos EUA está no chão, curvado sobre si, tossindo. Os efeitos da infeção
que o atinge são visíveis quando se levanta. Sem obedecer às indicações
de Leon Kennedy, este tem de tomar uma medida que nunca julgaria
precisar.
Após sair do gabinete onde acabara de matar o presidente, Leon e Helena
tentam descobrir mais sobre os estranhos acontecimentos. Para tal entram
numa sala gigantesca onde iria ocorrer um jantar, na Universidade de
Ivy. O ambiente é escuro e pesado e traz à memoria muito da mansão do
primeiro jogo. De uma sala fechada escutamos alguém tossir. Mau
presságio, mas depois de uma observação mais atenta apercebemo-nos que
aquele homem de idade média é um sobrevivente que tenta a todo o custo
encontrar a filha.
Pouco depois Helena e Leon chegam a um parque automóvel subterrâneo. A ameaça é maior e desta vez Leon terá de confrontar quase uma dezena de zombies em fúria. Neste confronto mais aceso e disputado apercebemo-nos depressa do magnífico trabalho da Capcom. As balas disparadas por Leon fazem realmente um grande barulho e os zombies, atingidos pelos disparos, são empurrados pela força das balas, o que é uma extrema representação da violência dos disparos. Apesar de alvejados alguns ainda se movem e vão chegando cada vez mais perto, atirando o protagonista ao chão à espera de uma oportunidade para dar uma dentada em carne fresca.
Apercebendo-se que dali não conseguiria escapar, Leon volta atrás, para um espaço de segurança, e vê num monitor do parque algumas pessoas agitando cartazes e pedindo ajuda. Infelizmente os zombies estão próximos e Leon não tem outra alternativa senão assistir a mais uma cena aterradora. Pouco depois a demonstração chega ao fim em "single player".
Em termos de opções de jogo, para já a Capcom anunciou o modo co-op local para dois jogadores através de ecrã dividido. Televisores mais generosos serão o ideal para ajustar as duas imagens. Em vez de sobrepor as duas perspetivas, os produtores criaram uma opção que permite afastar a divisão de modo a que o processo de observação não seja tão confuso e cada jogador se concentre mais facilmente na sua personagem. Será possível que um segundo jogador entre na campanha em qualquer altura. Ficámos também a saber que o modo Mercenaries poderá ser jogado desde o princípio. Sobre a data de lançamento a Capcom conseguiu recuperar praticamente um mês e por isso o jogo conta com data de lançamento para 2 de Outubro de 2012.
Depois do primeiro trailer de apresentação do jogo, a Capcom voltou a exibir mais cut-scenes que poderão acompanhar desde já, mas foi sobretudo o "gameplay" revelado que veio comprovar o magnífico trabalho que está a ser desenvolvido para fazer de Resident Evil 6 uma experiência marcante em todos os capítulos. A narrativa dividia por 3 arcos será talvez o ponto mais arriscado, mas a aposta da Capcom passa por aumentar o dramatismo, a diversidade de locais a percorrer e proporcionar um contacto maior com personagens do universo Resident Evil. A ameaça provocada pelo novo vírus tem proporções gigantescas e mundiais. A Capcom vai alargar as fronteiras da série Resident Evil, mas vai fazê-lo preservando muitos dos aspetos que deram relevo à série, num equilíbrio entre novidade e tradição, embora aqui possa pender mais para a novidade. Mais será revelado nos próximos tempos, mas para já as impressões são muito positivas.
Fonte: Eurogamer
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