quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prévia: Ridge Racer Unbounded


Ridge Racer é uma das séries mais icónicas de que há memória e que dispensa apresentações. Todos o conhecem por ser um jogo de corridas tipicamente arcada, com paisagens bonitas e típica rapariga que dá início às corridas. Porém, em pleno 2012, a Namco prepara-se para mudar a série radicalmente, algo que deixará os fãs da velha guarda surpreendidos.

À primeira vista, e se tivesse que fazer uma analogia a Ridge Racer: Unbounded, diria que estou perante uma mistura de Burnout, Need for Speed e Split/Second. Isto porque porque, pela primeira vez na série vintage da Namco, somos encorajados a ter um comportamento agressivo para com os nossos adversários.


A produção está a cargo do estúdio Bugbear, os responsáveis pelos títulos FlaOut, o que explica a situação acima descrita, uma vez que estes rapazes tornaram este Ridge Racer uma experiência muito mais destrutiva. Esta situação traduz-se em mecânicas de jogo novas e que, certamente, serão vistas com olhos de desconfiança. Não estou a dizer que são más, mas a dizer-vos que é algo bem diferente do que estão habituados a ver num típico Ridge Racer. Na prática, temos uma mecânica de Drift que foi remodelada e que agora serve para encher uma barra, que dá ao jogador acesso a várias opções destrutivas, e que passam a ficar devidamente assinaladas no cenário com uns triângulos laranja. Por exemplo, quando activamos o nitro e nos lançamos num desses pontos, o nosso carro poderá atravessar paredes ou ir contra suportes de uma ponte, resultando no desabamento da mesma.

No fundo, é a tal componente Split/Second com a diferença de que a experiência será sempre diferente. O motor de jogo que suporta Ridge Racer: Unbounded baseia-se na física, fazendo com que as explosões e desabamentos nunca sejam iguais, para além de poderem fazer os vossos adversários sofrer com isso.

Os veículos apresentação muito mais robustos que em títulos prévios da franquia, fazendo lembrar os típicos muscle cars americanos. Acaba por ser algo que não espanta se tivermos em conta que a cidade do jogo é uma mescla entre duas cidades americanas e que praticamente tudo no cenário se destrói.

A própria jogabilidade sofreu alterações drásticas para uma série que se manteve igual por vários anos, visto que as corridas desenrolam-se com muito mais violência e são muito mais físicas. O Drift é agora despoletado por um botão, necessitando de mestria para o conseguirem controlar decentemente. E os próprios carros apresentam propriedades diferentes: uns têm uma melhor tracção e outros são mais rápidos mas mais difíceis de controlar.

Obviamente, o cenário onde se desenrola a acção também tem um papel de destaque, não estivesse eu a falar do “recreio” que iremos deitar abaixo. Shatter Bay é o nome da cidade fictícia mas não se espantem se esta tiver semelhanças com Nova Iorque e Chicago, para além de pormenores dedicados aos fãs da série.

Existe, ainda, um editor de circuitos que nos dá a possibilidade de criar pistas novas em poucos minutos. Digamos que funciona um pouco como o do Gran Turismo, embora tenha ouvido dizer que a versão final trará algo mais complexo.

Ridge Racer: Unbounded é um Ridge Racer mas não é “o” Ridge Racer; não é o reboot da série mas uma nova vertente para a franquia, como acontece com a série Need for Speed. A Bugbear tem uma excelente reputação com os jogos que criou, fazendo-me acreditar que não irão desapontar com este novo Ridge Racer, algo que ficaremos a saber no final deste mês.

By Ezmygames

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO