quarta-feira, 9 de março de 2011

Demo de Battlefield 3

Matéria de Randolph Ramsay para GameSpot AU traduzida por Peter_Griffin



Em mais de cinco anos desde o lançamento de Battlefield 2, o território de First Person Shooter´s vem sendo dominado por uma única franquia – Call of Duty da gigante Activision. EA e a desenvolvedora DICE estão anciosos para dominar este vasto território de Call of Duty com o Battlefield 3, a aguardada sequência de uma das melhores experiências em jogos de tiro multiplayer da década passada. Battlefield 3 - que será lançado para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 no outono deste ano - mais uma vez chega prometendo um extenso mecanismo multiplayer porém, a EA decidiu focar na demonstração o que havia de novidade no modo single-player em um evento realizado durante a noite, na Game Developer's Conference deste ano em San Francisco.






Primeiro, existem alguns detalhes técnicos. Battlefield 3 será executado á partir da engine Frostbite 2, desenvolvida internamente pela DICE, e prodecessora da engine usada nos jogos Battlefield: Bad Company. Uma das maiores caracteristicas que a engine Frostbite original trouxe para a série Bad Company foi proporcionar á seus ambientes um bom nível de destrutividade, e a DICE está empolgada quanto á esse aspecto com o Frostbite 2 ao estender estes danos em uma escala de nível de construções.
Portanto, não só causará colapso em estruturas pequenas, mas tambem em toda uma construção de vários andares, que pode também vir totalmente abaixo em Battlefield 3, aplicada a quantidade certa de pressão destrutiva. Animações também receberão um upgrade com a co-opicional sequência do sistema ANT - que é usado nos títulos da EA Sports - para uso conjunto aos seus modelos de personagem. DICE afirma que isso vai trazer animações mais realistas para todos os personagens que você vê dentro do jogo. A engine Frostbite 2 - que em si já está em desenvolvimento há mais de dois anos - supostamente traz consigo tambem uma melhora na renderização e no áudio, resultando em efeitos de iluminação extremamente realistas combinados com um efeito de som envolvente. A razão para todo este foco técnico, de acordo com a DICE, era criar um jogo que fosse capaz de elevar o gênero FPS á um novo patamar, como Battlefield 2 fez quando foi lançado em 2005. E pelo que vimos no evento da EA na GDC, a longa espera por Battlefield 3 parece ter valido a pena, com apresentação de um jogo verdadeiramente impressionante, em toda sua fase de desenvolvimento. A demo liberada - que estava rodando em um PC e se tratava de uma versão ainda não terminada (uma vez que o PC é a plataforma principal para o Battlefield 3) – não nos forneceu muitos detalhes acerca da história, mas mesmo assim, nós conseguimos suprir alguns fatos.




imagem




O ano é 2014, e os rebeldes iranianos (chamado de PLR) estão começando a se organizar na fronteira entre Irã e Iraque. Você jogará como o Sargento Henry "Buck" Blackburn, um fuzileiro naval dos EUA alistado ao longo da fronteira (embora não seja claro se o sargento será o único personagem que você vai controlar durante todo o jogo). No início da demo, Blackburn e um pequeno grupo de fuzileiros navais foram incumbidos de encontrar um pelotão de soldados desaparecidos que estavam na pista de um possível depósito de armas químicas. Blackburn e sua equipe percorreram algumas vielas apertadas e uma escola abandonada em sua busca pelos soldados desaparecidos, que foi uma forma elegante de demostrar a grandiosa iluminação ambiente e tambem mostrar como é filtrado os raios do sol, que se sobressaem e se expandem de diferentes formas em espaços estreitos . Quando a equipe checava um parque rodeado por edifícios altos, a batata começou á assar, com um franco-atirador abatendo um dos companheiros de Blackburn. Quando balas começaram a voar de insurgentes usando os carros como cobertura, o desenvolvedor da DICE á controlar nossa demo, exibiu um novo movimento presente em Battlefield 3: a capacidade de arrastar companheiros feridos para detrás de alguma cobertura com, pelo que pudemos ver de avisos na tela, alguns rápidos acionamentos de botões o que equivalia a um evento executado em mini-segundos. Isto como você pode imaginar, é um processo bastante lento, mas logo Blackburn conseguiu arrastar o soldado caído para um lugar seguro dentro de um edifício, antes de retornar para o combate. Como se não bastasse o companheiro ter sido baleado pelos insurgentes naquele parque, um inimigo empunhando um lança foguetes estava posicionado em uma varanda de um edifício próximo, tornando as coisas ainda mais difíceis para Blackburn e sua equipe. O desenvolvedor da DICE á jogar a demo, lançou uma granada naquela varanda, matando os inimigos e mais uma vez mostrando a destrutibilidade impressionante presente na engine Frostbite 2, com a varanda explodindo em uma chuva de poeira e detritos de uma maneira extremamente incrível.



imagem




A demo, em seguida, saltou um nível à frente agora com a equipa no topo de um prédio em uma tentativa de eliminar um sniper na tocaia. Esta foi uma parte bastante tensa, com a equipe tendo de correr e se proteger ao mesmo tempo que as balas do atirador de elite passavam zunindo sobre suas cabeças, que depois jorravam pedaços de concreto devido ao impacto dos progéteis, que por pouco não atingiram Blackburn. Sem qualquer cobertura no flanco esquerdo, a equipe teve de se mover sorrateiramente (e sim, a tendência está de volta) rastejando no chão até a borda de uma mureta que rodeava o terraço do prédio. Blackburn, em seguida, armou-se com um lançador de foguetes ordenando sua equipe á suprir o fogo inimigo lhe dando cobertura, e em seguida, ele se levantou e disparou um foguete em um prédio vizinho. Com o impacto da explosão do foguete, uma onda de choque espalhou cacos de vidro e outros materiais pelo ar, e ainda causando a queda da estrutura bem como a destruição da posição do sniper inimigo. A demo mais uma vez saltou um nível à frente, onde Blackburn se encontrava sozinho no porão de um edifício, seguindo o rastro de um fio que provavelmente estava conectado a uma bomba. Blackburn seguindo o rastro do fio através de alguns dutos de ar, acaba caindo em uma abertura para uma área de armazenamento pequena, onde porventura encontra o explosivo. Quando se dirigiu até a bomba para desarmá-la, ele foi puxado para trás por um militante insurgente que começou deferir golpes sobre ele iniciando o que parecia ser uma outra sequência de botões de ação rápida. Blackburn se envolve em um combate corpo-á-corpo com o insurgente, onde os golpes de ataque de Blackburn são ativados pressionando o botão indicado. Uma vez que ele derrotou o insurgente, Blackburn se vira e rapidamente desarma o dispositivo antes de ir para fora para se juntar á sua equipe, que mais uma vez se envolve em um tiroteio intenso.




imagem




Blackburn corre para um viaduto nas proximidades onde se arma com um fuzil de assalto pesado para conter o avanço inimigo. Com apenas uma cobertura fraca de metal cobrindo o entorno do viaduto, Blackburn teve que se reposicionar continuamente enquanto atirava á medida em que a fraca cobertura de metal ía se cedendo, mas felizmente, um helicóptero amigo logo se juntou à luta para dar apoio. Quando os inimigos se preparavam para recuar devido as muitas baixas, Blackburn desceu do viaduto e correu até um jipe nas proximidades onde se apoderou de uma metralhadora .50, massacrando os insurgentes que ainda restavam de pé. Porém esse momento de superioridade de fogo foi de curta duração. De repente, um enorme tremor abalou a cidade causando um grande abalo sísmico que jogou Blackburn voando para fora do jipe. Quando ele olhou para cima, um edifício alto lentamente começou a desintegrar-se antes de desmoronar completamente, atingindo o helicóptero que rodopiou e caiu em direção ao Blackburn. Com essa cena, a demo acabou.



Ainda há muitas perguntas á serem respondidas tais como, o contexto da história principal, quais os cenários onde você estará lutando no jogo, e o mais importante, que tipo de melhorias nos aguardam para o multiplayer. Mas o que ficou claro á partir desta breve demonstração era que Battlefield 3 - pelo menos no modo single-player - está apontando para um impacto de alta experiência cinematográfica. O que o jogo já demonstra de impressionante até agora é, sem sombra de dúvidas, o seu visual que parecia incrível do começo ao fim, com abundância de detalhes surreais que corroboraram na renderização deste ambiente virtual de aparência realista. Estamos definitivamente ansiosos para ver se este shooter é muito mais do que as aparências, que está agendado para lançamento no outono de 2011 para PC, Xbox 360 e PS3.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO