quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fifa 2011 - Avaliação da Eurogamer

imagem


Onze é o número deste ano. Embora estejamos no ano de 2010, o número 11 é certamente um número bem interessante para a Electronic Arts.

  Não só porque é a data do novo FIFA 2011, mas porque pela primeira vez, na história da série, iremos jogar online em modo multiplayer com onze jogadores de cada lado, incluindo claro, o goleiro controlado por um jogador real no PC, Xbox 360 e PS3.




imagem



O futebol real é de onze contra onze, e embora alguns clubes joguem com 12 do seu lado, será que poderemos querer jogar sempre como o goleiro?

Esta situação remete-nos para os problemas de jogos na escola, onde partilhado pelo produtor do jogo David Rutter, quase ninguém queria ser o goleiro. Este problema certamente passará para o multiplayer de FIFA 2011, mas nós achamos, que não será complicado recriar os encontros com grande facilidade.

Esta é uma das primeiras e diversas alterações e novidades no FIFA 2011. Novamente com o mesmo motor de jogo, mas com o refinamento prometido, e como em equipe vencedora não se mexe, este ano temos novamente a mesma equipe de produção por detrás da versão da nova geração. A versão do Nintendo Wii é um projeto dedicado diretamente ao console, não sendo produzido pela equipe da EA em Vancouver, Canadá.


imagem



Além do óbvio 11 contra 11 temos ainda as aclamadas Personality+ e Pro Passing, duas novas características que prometem recriar ainda com maior fidelidade o jogo no rectângulo verde. David Rutter reconhece que a produção teve como base três pilares, a resposta, o feedback dado pela comunidade e a inovação do jogo. Considera que todos os aspectos do jogo foram melhorados, e que as bases principais são realmente o Personality+ e Pro Passing.

Dentro do Personality+, que é nada mais que a personalidade individual de cada jogador, que é única em diversos aspectos. Em primeiro lugar é o seu aspecto visual, onde poderemos reconhecer cada jogador pela sua fisionomia, melhor que no ano passado. Temos também a animação de cada jogador, recriando os passes, toques livres, e até celebrações.


imagem



Por fim, temos o tão aclamado 360º, que neste ano além de estar vinculado no jogador com a bola, estará também presente com o jogador sem a bola, onde o empurrar, o combate e contornar, estão ainda mais reais e dinâmicos. Além disso, ainda poderemos esperar uma "IA Real", conforme David Rutter a denomina.

Nos estúdios da EA, Rutter confirma que foi levado a sério esta busca pela realidade no que respeita ao comportamento dos jogadores. A questão da melhor aplicação do movimento 360º sem bola é de extrema importância, por exemplo para os jogadores de defesa.

Normalmente os jogadores de defesa central são mais lentos nos movimentos que um atacante, mas não fará dele um esteio sem movimento. Agora, a busca pela bola, por contornar o jogador e tentar antecipar, está mais fiel e mais equilibrado contra quem tem a posse da bola.


imagem



Foram adicionados novos movimentos com e sem bola, sendo alguns inconfundíveis em determinados jogadores. Rutter diz que a equipe de produção alterou e adicionou novos comportamentos, tornando não só mais fiel, mas acima de tudo atual. Pois desde o ano passado, muita coisa mudou no mundo do futebol, e FIFA 2011 pretende acrescentar todos esses pormenores.

Falar de FIFA é também falar do já incontornável Be a Pro, que este ano tem a opção de jogarmos com o goleiro. Tive a oportunidade de jogar com o goleiro defendendo algumas investidas de atacantes, e posso dizer que fiquei surpreendido.

A câmara está colocada atrás da trave num ângulo que permite controlar muito bem o jogador, bem como ainda ver os postes. Como foi-nos dado o poder de jogar com o goleiro, a EA quis também melhorar muito as suas habilidades, principalmente a agilidade e animações. Podemos assim correr, apanhar a bola, lançar, ir para frente, e defender em grande estilo. E se quisermos ainda podemos armar numa de Higuita e andar pelo campo.


No modo online multiplayer de 11 contra 11, podemos jogar assim com o goleiro, mas se quisermos ver melhor o jogo podemos sempre alterar a câmera, isto principalmente em situações onde a bola está bem longe. No modo 11 contra 11 onde jogamos contra a IA, podemos interagir com os jogadores por exemplo, dar ordens, pedir a bola e chamar por eles. De realçar que desta vez podemos expulsar um jogador de uma partida online, não permitindo assim goleiros preguiçosos.


imagem



Outra das mudanças incide sobre o Pro Passing, no qual se pretende recriar e avaliar de forma mais correta todas as situações de jogo. Desde a velocidade com que recebemos a bola, o gráu de erro, se queremos passar à primeira, para onde queremos passar, se passamos correndo ou se estamos parados... etc. Ou seja, cada jogada por cada jogador poderá ser sempre muito diferente, dependendo depois do jogador que está com o controle.

Ainda existe muito para falar sobre FIFA 2011, principalmente uma versão final para comparar com o jogo anterior. Está prometido um modo edição, chamado de Creation Centre, nunca antes visto eu jogos da série FIFA, algo que não tive a oportunidade de experimentar. A julgar pelo FIFA World Cup 2010, e o que a equipe faz a cada ano, julgo poder dizer que temos um promissor título e que fará jús à série.


FIFA 11 será lançado para PC, Xbox 360 e PS3 no dia 28 de setembro de 2010.


imagem

fonte: Eurogamer

1 Comentário:

Unknown disse...

Bom pelos videos que até o momento tenho visto a parte gráfica do jogo é de surpriender,e a jogabilidade cada vez mais real, admiro o trabalho desces que embora nao conhecemos mais tem sido grátificante pode desfrutar de tamanha obra é satisfatório afirma que estou satisfeito com que tenho visto.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO