quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Radeon 4890 PCS+

Para tentar conquistar os usuários mais exigentes, as empresas que lançam placas de vídeo vêm aprimorando cada vez mais seus produtos, sempre procurando sair do padrão baseado no "modelo referência" indicado pelo fabricante dos chips. Isso vale tanto para placas que utilizem chip da ATI como da Nvidia.

Quando falamos em aprimoramento, estamos falando obviamente de melhorias, e aí incluímos desde overclock a mudanças no sistema de resfriamento. Na verdade, quase sempre uma coisa está ligada à outra: a empresa lança um produto overclockado de fábrica e coloca um sistema de cooler mais adequado a clocks mais altos.

Essa review é justamente de um modelo que busca alcançar algo a mais do que o resultado apresentado pelo modelo referência, trata-se da PowerColor Radeon HD 4890 PCS+, placa de vídeo que traz mudanças de clocks bem mais altas para o core e para as memórias, quando comparada com um modelo referência da ATI. Além, é claro, de oferecer um sistema de cooler melhor que o padrão, tendo como consequência uma placa com performance superior. Pelo menos essa é a proposta da PowerColor, como iremos conferir a seguir.


Como comentado acima, essa placa nada mais é do que um modelo modificado (para melhor, logicamente) da Radeon HD 4890 referência.

Entre seus principais diferenciais está o sistema de resfriamento que leva o selo ZEROtherm. Na prática, ele consegue resfriar mais e fazer menos ruído que o sistema padrão das placas 4890. Mais adiante mostraremos diversas fotos da placa.

Além do cooler, temos os clocks bem mais altos: O core trabalha a 950MHz no modelo PCS+, já em um modelo referência ele fica a 850MHz, e para completar as memórias GDDR5 tem clock de 4200MHz, ao contrário de 3900MHz do modelo referência. Com isso, deveremos ter um resultado relativamente melhor na performance.

Abaixo temos uma tabela que mostra a comparação de algumas características técnicas entre a Radeon HD 4870, a 4890 e a 4890 PCS+ da PowerColor. Vale destacar que a 4890, a grosso modo, nada mais é do que uma 4870 overclockada - uma estratégia da ATI para fazer frente a outros lançamentos da Nvidia. E, como vemos no caso dessa placa da PowerColor, a ATI poderia ter ido ainda além nos clocks que utilizou.


Fotos


Abaixo temos uma série de fotos da placa, mostrando seu cooler diferente do padrão da ATI. Ele leva o selo ZEROTherm como comentamos na página anterior, prometendo melhor dissipação do calor e fazendo menos ruído.



Máquina/Softwares utilizados


Utilizamos três placas nos benchmarks dessa review. Além da PowerColor Radeon HD 4890 PCS+, os comparativos possuem resultados da Asus Radeon HD 4890 (com configuração idêntica ao modelo referência) e da GeForce GTX 275, que é a placa que concorre com modelos baseados no chip 489 da ATI.

Abaixo, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes.

Máquina utilizada nos testes:
- Mainboard Asus M4A79T Deluxe
- Processador AMD Phenom II X4 955 Black Edition @ 3.81GHz
- Memórias 6 GB DDR3-1600MHz G.Skill Trident
- HD 500GB Sata2 Wester Digital
- Fonte SevenTeam 750W

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows Vista 32 Bits SP2 com Updates
- Nvidia ForceWare 186.18: GeForce GTX 275
- ATI Catalyst 9.6: Radeon HD 4890 e 4890 PCS+

Configurações de Drivers:
3DMark
- Anisotropic filtering: OFF
- Antialiasing – mode: OFF
- Texture filtering: Quality
- Vertical sync: Always OFF / Force OFF
- Demais opções em Default

Games
- Anisotropic filtering: 8x
- Antialiasing – mode: 4x
- Texture filtering: Quality
- Vertical sync: Always OFF / Force OFF
- Demais opções em Default

Aplicativos/Games:
- 3DMark06 build 1.1.0 (DX9)
- 3DMarl Vantage 1.0.1 (DX10)
- Crysis v1.21 (Cry Engine – DX10)
- FarCry 2 v1.01 (Dunia Engine – DX10)
- F.E.A.R. v1.08 (Jupiter EX Engine – DX9)
- World in Conflict v1.0009 (Masstech Game Engine – DX10)
- Tom Clancys H.A.W.X 1.01 (Engine própria – DX10/10.1)
- Street Fighter IV v1.0 (Engine própria – DX9)

Veja matéria completa no site Adrenaline

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO