quarta-feira, 13 de junho de 2012

PES2013 - Preview

Uma das novidades da série Pro Evolution Soccer para este ano é a ausência de Shinji "Seabass" na liderança na produção de PES 2013, remetendo-se para o futuro da série, nomeadamente na projeção do Fox Engine da Kojima Productions no PES da nova geração. Mas a série está bem entregue para este ano, sendo agora liderada por Kei Masuda, um veterano.
Mas PES 2013 tem mais novidades para além das mudanças de liderança. A Konami promete um jogo extremamente refinado, mais dinâmico, imprevisível e fluído. São grandes chavões, principalmente se pensarmos que é um jogo que se renova a cada ano.
A temporada de PES começa cedo e já tive a oportunidade de poder jogar a versão deste ano, na Xbox 360, bem como poder ouvir diretamente da equipa produtora as novidades que os fãs poderão esperar no final do ano. A edição deste ano assenta em diversos pilares como novidades, pelo menos referente àquilo que já foi apresentado, pois questões como o online e Master League ainda não foram tocadas.
O estúdio promete que PES volta este ano como jogo de raiz, voltando-se para a essência do futebol, para o divertimento e liberdade. Funcionalidades tais como Player ID, PES Full Control e Pro Active IA são este ano cabeças de cartaz como estando num patamar bem acima do ano anterior. Mas também existem coisas novas, tais como o Dinamic First Touch, Deft Touch Dribbling, Full Control Response Defending e Manual Shooting. Tudo termos que definem uma jogabilidade mais fluída, dinâmica e em última instância, mais real.
As melhorias passam pelo controlo total do jogador e na forma como passa e direção correta. Na versão demo que pude experimentar tínhamos as equipas espanholas Real Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha e as equipas brasileiras Vasco da Gama, Corinthians, Flamengo e Santos, debaixo da Copa dos Libertadores. Se Cristiano Ronaldo é o rei europeu, no Brasil Neymar é a estrela de serviço. A escolha recaiu para um inevitável Real Madrid vs Barcelona, e para apimentar as coisas ainda pedi ao colega espanhol para entrar na peladinha no lado do Barcelona. Resultado? Uma hora passou e foi empate no final das partidas.
PES 2013 está diferente, principalmente na forma que os jogadores se comportam em terreno. Os passes e triangulações estão mais fluídas. Temos liberdade de passe no ar e chão e controlo total das ações pós recepção da bola, muito devido ao novo Dinamic First Touch. Por exemplo o Cristiano Ronaldo recebe a bola e no primeiro toque avança de imediato, num processo mais dinâmico e fluido. Podemos usar logo fintas ou simular, ou simplesmente trocar a bola. Já não existe aquela sensação de recepção, parar, virar e só depois arrancar.

Esta novidade é muito bem vinda, principalmente naqueles momentos de maior pressão atacante, quer nossa ou do adversário. Inicialmente parece estranho, mas quanto mais jogamos mais gostamos da ideia, pois por exemplo quando existe um passe para o meio campo, a meia altura, antes se tivéssemos pressão da defesa era complicado ficarmos com a bola e progredir ou fazer fintas de forma imediata. O jogador tinha a tendência a querer colocar a bola no chão e só depois arrancar com a bola jogada. O sistema ainda precisa de ser refinado, mas como um todo funciona, principalmente porque é dinâmico em relação à altura que a bola chega ao jogador.
No campo da IA, a grande melhoria verificada diz respeito aos guarda-redes e defesas. Os guarda-redes estão dotados de mais animações e as defesas são mais contextuais. Por exemplo, num remate à queima roupa, onde o guarda-redes nem tem tempo de abrir os braços, ele defende como pode, até mesmo com o peito ou braços. De realçar que devido a termos controlo total da força e direção da bola, temos agora que ter ainda mais cuidado com as reposições de bola em jogo. Esta característica leva em conta a "Skill" do jogador.
O mesmo se passa com o Manual Shooting. Foi-nos mostrado as melhorias a este respeito, nomeadamente no comportamento da bola em jogo e sua direção no remate. Em jogo jogado verificámos mais diferenças na forma que a bola rola de pé em pé, tendo comportamentos mais reais, mais aleatórios. No remate não consegui ver em profundidade esta funcionalidade, pelo menos não é aparentemente visível.
Já nos defesas temos uma enorme novidade, que é rapidamente notada. Os defesas centrais ou trincos, fazem constantemente a dobra quando perdemos a bola ou o meio campo não consegue travar o ataque. Para dar um exemplo, Iniesta consegue ultrapassar o meu meio campo com uma finta, mas no toque final da finta deu um passe em frente mais longo, o Pepe sai disparado da defesa para interceptar a bola. Este é um processo que passa também para os defesas laterais, bem como quando estamos atacar. Os defesas laterais sobem sozinhos se virem que existe margem para subirem e aproveitam a oportunidade. Isto na defesa. Foi referido que este movimento pode ser mudado, alterando antecipadamente o grau de subida dos defesas laterais.
O Deft Touch Dribbling foi totalmente refinado. Temos um melhor controlo da bola em espaços mais curtos e com mais jogadores em volta. Novamente em campo esta funcionalidade foi comprovada. Num lance com o Ronaldo na linha final, em edições anteriores era lance perdido. Mas agora não. O espaço era curto e o movimento da ação rápido, mas isso não impediu de jogar bem perto da linha de fundo e com dois jogadores em cima do Ronaldo.
No Full Control Response Defending temos agora o Tackle carregando no A (Xbox 360) duas vezes de forma rápida. Este movimento leva em conta o timing da ação, podendo também resultar em falta. É um sistema que ainda precisa de alguns ajustes, principalmente quando juntamos ao Tackle algum tipo de movimento lateral. Mas de certa forma podemos bloquear a bola com maior precisão e eficácia.

SD
Definição normal
HD
Alta Definição
Referente ao Player ID, a atenção não está apenas direcionada para os craques da bola, mas também para os mais novos, as esperanças. Existe cada vez mais o culto pela diferenciação nos jogadores e cada um tem o seu estilo. PES 2013 promete trazer isso ainda mais para dentro de campo, dando atenção a quase cinquenta jogadores neste respeito. Podemos contar assim com fintas, posição do corpo, remates, livres e comemorações personalizadas. Podemos assim rapidamente reconhecer os jogadores pela sua postura, forma de conduzir a bola, forma de torcer o corpo e toque na bola.
A equipa de PES 2013 afirma que reconhece que os jogadores terão que aprender a jogar PES, por isso revelaram um novo modo de treino, que não será apenas um tutorial. A preocupação neste modo será sobre as questões dos movimentos e comportamentos manuais. Kei Masuda comentou, "O jogador poderá pensar que por ser tudo muito mais manual, será que conseguirá fazer isso? Esta é a resposta, o novo modo de treino". Podemos então treinar no novo modo treino, onde podemos treinar o Full Control, onde teremos acesso ao Full Control dos passes e defesas.
Quando ligarmos o online teremos uma comunidade onde podemos falar com os outros jogadores. Haverá um Widget que dará todo o acesso à comunidade de jogadores. Pedir para jogar, ver o que jogam, ver as estatísticas de cada jogador. No fundo algo que mantém o jogador ligado à comunidade. Mas estará apenas disponível no PC, Xbox 360 e PS3.
SD
Definição normal
HD
Alta Definição
Sobre o MyPES, a equipa promete este ano um aumento da informação, tendo assim uma margem muito maior em termos de comparação entre os jogadores. Por último foi revelado que no dia de lançamento, PES 2013 receberá um DLC gratuito, com 20 novos estádios da liga espanhola. Já para Portugal, a promessa mantém-se, elevar o número de estádios disponíveis em futuras edições.
PES 2013 poderá ser o jogo definitivo desta geração de consolas, colocando todo o conhecimento de anos e feedback recolhido pela comunidade no título anual. Existe ainda muito trabalho pela frente, nomeadamente na taxa de frame-rate que por vezes é caótica, no "texture streaming" e na funcionalidade Dinamic First Touch, que produz efeitos estranhos na progressão de bola. Para já as indicações iniciais são extremamente positivas.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO